Histórico

Ação do homem e da natureza faz 24 ilhas sumirem

A Indonésia é o maior arquipélago do mundo, com cerca de 17.500 ilhas

Nos últimos dois anos, 24 ilhas desapareceram da Indonésia devido à devastação causada pelas companhias de mineração e aos fenômenos naturais, segundo fontes do Ministério de Pesca e Recursos Marítimos.

O diretor de Desenvolvimento de Pequenas Ilhas, Alex S.W. Retradubun, disse à imprensa que 13 ilhas desapareceram por causa da erosão. Outras cinco foram destruídas pela exploração das companhias mineradoras, que escavaram a terra para depois vender.

Retradubun também citou como um fator decisivo o tsunami que em dezembro de 2004 causou a morte de mais de 200 mil pessoas em vários países do Índico. Oito das ilhas desaparecidas estavam em águas próximas a Sumatra. O resto se dividia entre as regiões de Papua, Célebes do Sul e Java.

O funcionário explicou que o desaparecimento das ilhotas, todas de uma altura de um metro acima do nível do mar, foi detectada durante o programa lançado pelo Governo para batizar as ilhas ainda sem nome.

“Os danos ecológicos às ilhas se transformaram numa grande preocupação”, disse Retradubun. Ele avisou que um desaparecimento em massa nos próximos anos pode ser causado pelo aquecimento global.

A Indonésia é o maior arquipélago do mundo, com cerca de 17.500 ilhas. Especialistas acreditam que até 2 mil podem desaparecer até 2030.

A perda terá um efeito imediato na diminuição do território indonésio e obrigará a determinar de novo as fronteiras e a faixa de Mar Territorial.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo