AcheiUSA, quinze anos crescendo com a comunidade brasileira nos Estados Unidos

Jornal nasceu junto com o novo milênio e trouxe consigo uma verdadeira mudança de paradigma no jornalismo comunitário brasileiro nos Estados Unidos

0
2964
Jornal começou com ênfase nos classificados gratuitos e aos poucos transformou-se num veículo completo a serviço da comunidade brasileira nos EUA

“O nome da publicação surgiu da junção de um caderno de classificados lançado pelo Jornal do Brasil, do Rio de Janeiro, chamado ‘Achei’, com a sigla ‘USA’, de United States of America”, diz Jorge Moreira Nunes, fundador do jornal.

Baseado num conceito de anúncios classificados gratuitos usado por publicações brasileiras como ‘Balcão’ e “Primeira Mão’, o nome já indicava que o jornal pretendia ser um ponto de encontro, um lugar onde a comunidade brasileira pudesse ‘se achar’ nos Estados Unidos.

A ideia foi usar o recurso dos anúncios gratuitos para popularizar rapidamente o jornal. Amparado desde o início por um pioneiro sistema online de classificados, em que o próprio usuário insere o seu anúncio, o AcheiUSA ganhou rapidamente a preferência de leitores e anunciantes. Logo, o website acheiusa.com se tornaria líder absoluto nos EUA, hoje com mais de duzentos mil visitantes por mês. O passo seguinte foi acrescentar sobre essa base sólida uma editoria de notícias locais, implantada em 2002, com a contratação de jornalistas profissionais, na tarefa de apurar reportagens locais, onde a comunidade fosse o protagonista.

“Um terremoto no Japão é uma notícia importante para o mundo, mas não tanto para nós” – diz Jorge Nunes. – “Porque todas as grandes mídias do mundo vão cobri-la melhor e muito mais rápido que nós. Mas, se houver um brasileiro da comunidade que testemunhou o terremoto, então isso se torna notícia para a gente. É o que chamamos de ‘microcobertura’, uma característica das mídias comunitárias, onde justamente o que fica de fora da grande mídia pela sua aparente insignificância é que é importante para nós. Nosso objetivo é contar a história dos imigrantes brasileiros nos Estados Unidos. A notícia sobre o terremoto no Japão poderá ser lida em praticamente todas as mídias do mundo, inclusive no AcheiUSA. Mas a história do brasileiro que estava lá só poderá ser lida em nossas páginas. ”

O resultado desse esforço foi a conquista de uma estreita parceria com a comunidade. São inúmeros os casos e testemunhos de leitores e anunciantes que utilizam o AcheiUSA como guia para sua vida de imigrante. Tanto na sua imensa seção de classificados como nas reportagens originais, eles encontram informações valiosas para se estabelecer com segurança no seu novo País. Nossas edições estão cheias de reportagens em que dividimos o papel de protagonista com o próprio personagem da notícia.

A preocupação com o tratamento ético da notícia, a reputação conquistada através da credibilidade das informações divulgadas, aliados ao reconhecimento da necessidade da participação comunitária, renderam parcerias importantes. Hoje, o AcheiUSA está ao lado de associações comunitárias como o Centro Comunitário Brasileiro, é parceiro de entidades de projeção internacional, como a Brazilian Chamber of Commerce of Florida e a Inffinito Foundation, produtora do Brazilian Film Festival of Miami, e é ainda um dos principais patrocinadores do maior festival brasileiro no Sul da Flórida, o Brazilian Fest.

Hoje, os números do AcheiUSA impressionam não só por atestarem a sua popularidade, mas por também serem reveladores da força e da tenacidade da comunidade brasileira. Nestes quinze anos, muita coisa aconteceu. Os brasileiros nos Estados Unidos passaram por tempos de prosperidade e também de crise. Nos piores momentos, muitos desistiram e voltaram para casa, desiludidos com a falta de perspectiva momentânea. Mas o sucesso do AcheiUSA Newspaper provou que tempos difíceis foram feitos para serem superados, e sua força é diretamente proporcional à força da comunidade imigrante nos Estados Unidos.

Veja abaixo alguns depoimentos de autoridades, líderes comunitários, anunciantes e leitores.

DEPOIMENTOS

“A cidade de Pompano Beach é um lugar onde a comunidade brasileira pode confortavelmente conviver com a cultura americana. A diversidade e a receptividade da cidade fazem com o que os brasileiros se sintam em casa. Aqui, a comunidade pode encontrar restaurantes, médicos, igrejas, lojas brasileiras e ler o AcheiUSA. O AcheiUSA proporciona aos brasileiros residentes no sul da Flórida o acesso à informação, serviço, cultura e trabalho. Por ter tantos brasileiros, Pompano Beach é considerada uma das cidades mais calorosas da Flórida. Parabéns, Achei!”
— Lamar Fisher, prefeito de Pompano Beach

“Apraz-me parabenizá-lo pela comemoração do 15º aniversário do Jornal AcheiUSA, cuja crescente demanda de leitores reflete não apenas o interesse de nossos expatriados pelo conteúdo oferecido pela publicação, mas também fortifica os laços dos brasileiros residentes na Flórida como o Brasil.
Sou testemunha do compromisso do AcheiUSA em bem informar a comunidade brasileira na Flórida. Ensejo, assim, votos de continuado sucesso à frente desse importante veículo e reitero o apoio institucional do Consulado-Geral à publicação.”
— Embaixador Hélio Vitor Ramos Filho

“O jornal Achei USA, para nós do Centro Comunitário Brasileiro, tem sido um importante parceiro. Nós consideramos este veículo de comunicação como um dos pilares do fenomenal sucesso da comunidade brasileira nos Estados Unidos da América.”
— Urbano Santos, Centro Comunitário Brasileiro

“Em nome do Conselho Administrativo e equipe da Brazilian-American Chamber of Commerce of Florida (BACCF), parabenizo o AcheiUSA pelos seus 15 anos de prestação de serviço à comunidade brasileira no Sul da Flórida. Auxiliando empresas e empreendedores a realizar o sonho de atuar no maior mercado mundial há 35 anos, a BACCF preza pela relação de confiança e colaboração entre os seus parceiros. Agradecemos o AcheiUSA pelo apoio e lhes desejamos sucesso nos anos vindouros.”
— Marilyn Blanco-Reyes, Presidente da BACCF

“O AcheiUSA é um pilar da comunidade brasileira não só na Flórida, mas para todos que buscam informações corretas e diretas sobre temas atuais e pertinentes à vida nos Estados Unidos. Fundado em uma época em que a influência do empresariado brasileiro ainda era embrionário, dá gosto de ver que esse projeto foi muito mais além do que um jornal, e se tornou uma fonte de conhecimento, influência positiva, confraternização e excelência. Me orgulho de contribuir ao sucesso, e ao legado da Esterliz, do Jorge e de toda a equipe do AcheiUSA que é, no mínimo, fenomenal.”
— Renata Castro, advogada de imigração

“É com muita alegria que celebramos 15 anos de existência do Jornal Achei, 15 anos servindo nossa comunidade. Sem dúvida alguma, o Jornal AcheiUSA é um dos meios de comunicação que mais se aproximam da comunidade brasileira na Flórida, prestando um serviço social, cultural e educacional com muita seriedade e profissionalismo. O jornal AcheiUSA interliga as necessidades da nossa comunidade e, portanto, tem lugar muito especial em nosso meio. Meu desejo é que o AcheiUSA continue crescendo cada vez mais, alcançando todos os seus objetivos. Muito obrigado por existir nesses 15 anos. Muito obrigado por ser relevante na vida do nosso povo. Parabéns, Jorge e Esterliz, por serem persistentes em comunicar com a comunidade brasileira aquilo que ela tanto precisa.”
— Pr. Silair Almeida

“Parabéns a toda equipe do AcheiUSA que vem nos brindando com informação de primeira qualidade, e credibilidade ao longo desses 15 anos de sucesso. Que venham muitos outros, cada vez com mais vitórias e realizações. Cheers!”
— Leila Cordeiro e Eliakim Araujo

“De debutante de 15 anos não tem nada. Jorge e Esterliz já passaram da maioridade jornalística e hoje são os maiores responsáveis pela comunicação entre brasileiros no estado da Flórida. Todos afirmam: achei no AcheiUSA.”
— Phydias Barbosa

“Quero dar os parabéns a Esterliz e Jorge pelos 15 anos do jornal que é parte do dia a dia da comunidade brasileira na Flórida. Fico muito feliz em fazer parte dessa celebração e espero desde já o AcheiUSA para comemorarmos, juntos, os 20 anos da Circuito Inffinito. Vamos coroar uma parceria de sucesso que já dura mais de uma década!”
— Viviane Spinelli, da Circuito Inffinito, produtora do Brazilian Film Festival

“Jorge, Esterliz e toda a equipe do AcheiUSA, Parabéns! Em nome de todas as cantoras e conselho de diretores do Brazilian Voices gostaríamos de celebrar os 15 anos do AcheiUSA e o apoio de vocês à comunidade com compromisso, paixão e admiração pela música e cultura brasileira. A nossa parceria com o AcheiUSA foi essencial para a expansão dos programas da organização Brazilian Voices e brindamos hoje e sempre suas vitórias nos EUA! Com carinho e admiração.”
— Beatriz e Loren, Brazilian Voices

“Por 15 anos o Jornal AcheiUSA tem mantido um pedacinho do Brasil na Florida. Unindo toda a comunidade brasileira. Mas a verdadeira conquista não é se tornar o jornal brasileiro mais lido dos EUA, e sim se manter por 15 anos o jornal brasileiro mais lido nos EUA.”
— Ludo Gardini, advogado de imigração

“Parabéns AcheiUSA pelos meus 15 anos de trabalho junto à comunidade brasileira. Me sinto muito feliz por fazer parte dessa equipe. Sucesso!”
— Joselina Reis, jornalista

“Queremos parabenizar este jornal pelos seus quinze anos de vida, servindo à comunidade brasileira. Nós aqui da Fazendinha da Regina, temos um carinho muito especial pelo Achei USA, pois foi no Achei USA que os primeiros anúncios da Fazendinha da Regina saíram. Desde aquele primeiro anúncio, e da primeira linda reportagem que a Ana Paula Franco fez da Fazendinha, quase três anos se passaram, e temos mantido um forte laço de amizade. Somos gratos por este jornal e queremos desejar desde agora, muitos anos de sucesso!”
— Regina e Elizeu – Fazendinha da Regina

“Ao AcheiUSA o meu mais sincero voto de parabéns pelos 15 anos. E agradecer à diretoria do jornal pela dedicação à nossa gente. O Achei está sempre envolvido com a comunidade, participando de todas as atividades, da vida comunitária em geral e indo às ruas para levar as melhores informações para nossa comunidade. Eu vi o jornal nascer e crescer, porque estou aqui há 22 anos. O AcheiUSA cresceu junto com a tecnologia, e hoje podemos ver e folhear a versão do jornal nas redes sociais, nas páginas da internet e através do nosso celular. Deixo aqui meus votos e agradecimento a todos do jornal AcheiUSA. Sucesso sempre! A comunidade brasileira agradece!”
— Ana Gomes, Immigration Express