Negócios

Airbnb vai proibir câmeras de segurança em ambientes internos

Plataforma permitia que proprietários instalassem câmeras em ambientes comuns, como na sala e corredor, mas a partir de 30 de abril, qualquer câmera interna será proibida

Especialista alertou para o aumento de ações judiciais envolvendo propriedades listadas no Airbnb (Foto: Ivan Radic – Flickr)
Aibnb proíbe câmeras de segurança em ambientes internos (Foto: Ivan Radic – Flickr)

O Airbnb anunciou esta semana que vai passar a proibir a instalação de câmeras de segurança em qualquer ambiente interno de propriedades cadastradas na plataforma. A proibição vale para todo os lugares do mundo onde a plataforma disponibiliza seus aluguéis de curto prazo. A medida passa a valer no dia 30 de abril.

Até então, era permitido instalar câmeras em áreas comuns dos imóveis, como na sala de estar e corredores, desde que a informação fosse repassada aos usuários. Câmeras em banheiros e quartos sempre foram proibidas.

Segundo a empresa, essa nova política atende uma crescente demanda de clientes por maior privacidade nos imóveis contratados. Alguns internautas, por exemplo, já relataram ter achado câmeras escondidas em casas alugadas por meio do Airbnb.

A empresa diz que a medida deve afetar um número pequeno de anfitriões. “Como a maioria dos anúncios no Airbnb não relata ter uma câmera de segurança, espera-se que esta atualização afete um subconjunto menor de imóveis na plataforma”, diz o texto. E acrescenta que essa atualização foi feita em consulta também com hóspedes, anfitriões e especialistas em privacidade.

Conforme divulgado pela plataforma, dispositivos como câmeras de campainha e monitores de decibéis de ruído continuarão sendo permitidos e “podem ser uma maneira eficaz e protetora da privacidade para os anfitriões monitorarem a segurança de sua casa e anteciparem problemas como festas não autorizadas”. No entanto, a empresa alerta que anfitriões serão obrigados a divulgar a presença e a localização geral de quaisquer câmeras externas antes que os hóspedes reservem um local, além de estarem proibidos de instalar os gravadores em lugares onde se espera maior privacidade, como chuveiros ou sauna.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo