Histórico

Al Lamberti, Sheriff de Broward, alerta: muito cuidado ao fazer negócios pela Internet

Cada vez mais pessoas contam com a ajuda dos classificados ou outros sites na Internet para encontrar empregos, moradias e outras opções. Infelizmente, os criminosos também estão utilizando este meio para encontrar vítimas para suas falcatruas.

O Craigslist, um dos sites de troca de mercadorias mais populares na Internet, tem atraído as manchetes do sul da Flórida recentemente por ser utilizado por criminosos com este propósito. Em dezembro, a namorada de um veterano de guerra da Marinha anunciou que estava vendendo um colar de ouro no Craigslist.

Quando o militar marcou um encontro com o comprador em Deerfield Beach para concluir a transação, dois sujeitos roubaram a mercadoria e fugiram.

O marinheiro, sem hesitar, saiu correndo atrás dos ladrões. Um deles estava armado e fez disparos contra a vítima, atingindo-a várias vezes. Felizmente, a vítima sobreviveu ao roubo e os assaltantes foram capturados.

Em outro caso em Pompano Beach, o ladrão tentou roubar um telefone iPhone que se encontrava à venda na Internet.

Em vez de entregar o dinheiro ao vendedor, o sujeito sacou uma pistola. A vítima se atracou com o ladrão, tirando- -lhe a pistola e, com auxílio de outras pessoas, deteve o sujeito até a chegada de um policial do BSO. Nos dois casos, as vítimas tiveram sorte em sobreviver ao perigo enfrentado.

Em vários outros casos reportados em todo o país, as vítimas perderam o dinheiro que pagaram por apartamentos ou casas para passar as férias, por não estarem vagos ou por não serem propriedades da pessoa que publicou os anúncios. Além disto, algumas mulheres foram violentadas ao responder a anúncios de emprego, alguns ladrões se livraram de mercadorias roubadas e muitas identidades foram roubadas. Com a ausência de regulamentações e de um sistema para revisar antecedentes, qualquer pessoa pode utilizar o Craigslist inclusive os criminosos.

Minha intenção e a do Gabinete do Sheriff de Broward não é o de dissuadir o uso desta tecnologia, mas, sim, o deconscientizar sobre os perigos que podem existir aos se navegar nestes sites.

Se você usa o Craigslist ou outros sites similares, recomendamos que sigam estas dicas de segurança:

Se você tem de se reunir pessoalmente com um comprador ou vendedor, marque o encontro no estacionamento em frente a uma delegacia ou nas proximidades. (Encontre alista de delegacias distritais do BSO em nossa Webpage: www.sheriff.org
sov o link Law Enforcement). Se o sujeito não concordar, procure outro comprador ou vendedor.

Nunca efetue um pagamento via transferência eletrônica em websites para a troca de mercadoria.

Nunca alugue ou compre uma propriedade sem inspecioná-la pessoalmente, e não visite a propriedade desacompanhado. Verifique os registros do condado para comprovar quem é o proprietário. Se for alugar uma casa para temporada, não pague até chegar a seu destino.

Se preencher uma solicitação de emprego, não forneça seus dados para verificação de crédito ou antecedentes até ter contato frente a frente com o empregador no centro de negócios.

Confíe em seus instintos se perceber algo estranho em relação ao comprador ou vendedor, provavelmente algo não está bem.

Se cogitar que alguém esteja vendendo para você um item roubado, entre em contato com a delegacia mais próxima e reporte sua suspeita imediatamente.

O número de incidentes ocorridos nestes sites de Internet no sul da Flórida devem deixar alertas todos seus usuários.

Embora a única maneira de prevenir que você seja alvo destes criminosos é simplesmente não usando os sites de troca na Internet, sei que isto está fora da realidade.

Por isto, insisto que sejam utilizadas as medidas de prevenção recomendadas.

Como sempre, mantenha-se informado sobre os acontecimentos do BSO,notícias e alertas de crimes em nossowebsite www.sheriff.org, no Facebooksob o nome Broward Sheriff ’s Office Official, acompanhando-nos pelo Twitter@browardsheriff ou inscrevendo- se em nosso programa de alertas CyberVisor.

Fiquem seguros!

Compradores e vendedores: fiquem atentos!

Al Lamberti é o atual sheriff do condado de Broward. Com 30 anos de experiência, é o único policial de carreira do BSO a alcançar o posto mais alto da corporação

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo