Histórico

Após 100 dias no cargo, Obama mantém alto índice de aprovação

Apoio de 68% é o maior a um presidente no período

A gestão do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, é aprovada por 68% dos cidadãos de seu país, informa uma pesquisa publicada pelo jornal The New York Times. Com 100 dias de mandato, Obama ainda desfruta de prestígio e, segundo especialistas, parece estar alterando a percepção publica sobre a relação entre raças nos Estados Unidos.

Os americanos parecem alimentar esperanças sobre o presidente: 72% estão otimistas sobre os próximos quatro anos. A maioria espera que Obama consiga fazer progressos significativos na reforma do sistema de saúde, energia e políticas imigratórias, questões centrais de sua ambiciosa agenda doméstica. O otimismo é temperado pelo sentimento de resignação sobre os dois mais difíceis desafios do presidente: a recuperação da economia e o fim do envolvimento militar americano no Iraque. Muitos americanos dizem que Obama começou a fazer progressos nas duas frentes, mas não esperam que a recessão ou a guerra terminem até o fim do seu mandato.

Não é incomum que novos presidentes recebam grande apoio popular neste ponto de seus mandatos. Porém, o índice de Obama, de 68%, é maior do que o de qualquer outro presidente nos 100 primeiros dias de governo. O ex-presidente George W. Bush tinha 56% de aprovação no mesmo período. Pouco menos da metade dos consultados pela pesquisa, 48%, afirmaram que Obama também começou a fazer progressos em uma de suas maiores promessas de campanha: mudar o modo como o governo de Washington é conduzido. Outros 39% disseram que o presidente começou a ter avanços em outro grande ponto, cortar impostos da classe média americana.
A pesquisa do NYT foi feita por telefone com 973 adultos. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo