Estados Unidos

Biden assina lei de teto de dívida e evita calote dos EUA

A classificação de crédito "AAA" dos Estados Unidos permanecerá negativa, apesar do acordo que permitirá ao governo cumprir suas obrigações

Biden assina lei de teto de gastos. Foto: News on 6

O presidente Joe Biden assinou no sábado (3) um projeto de lei que suspende o teto da dívida de $ 31,4 trilhões do governo dos EUA evitando, com apenas dois dias de antecedência, o primeiro calote das contas públicas americanas. A Câmara dos Deputados e o Senado aprovaram a legislação na semana passada depois que Biden e o presidente da Câmara dos Deputados, Kevin McCarthy, chegaram a um acordo após negociações tensas. O Departamento do Tesouro havia alertado que seria incapaz de pagar todas as suas contas nesta segunda-feira (5) caso o Congresso não agisse a tempo.

A assinatura do projeto de lei, ato que foi fechada à imprensa, marcou um fim discreto e simbólico para uma crise que irritou Washington por meses, forçou Biden a interromper uma viagem internacional na Ásia e ameaçou levar os Estados Unidos à beira de um crise econômica sem precedentes. “Foi fundamental chegar a um acordo e é uma notícia muito boa para o povo americano”, disse Biden. “Ninguém conseguiu tudo o que queria. Mas o povo americano conseguiu o que precisava.”

“Obrigado ao presidente McCarthy, líder Jeffries, líder Schumer e líder McConnell por sua parceria”, disse a Casa Branca em um comunicado anunciando a assinatura do projeto de lei, nomeando os líderes democratas e republicanos da Câmara e do Senado.

A Câmara controlada pelos republicanos votou 314 a 117 para aprovar o projeto de lei, e o Senado controlado pelos democratas votou 63 a 36.

A Fitch Ratings disse na sexta-feira que a classificação de crédito “AAA” dos Estados Unidos permanecerá negativa, apesar do acordo que permitirá ao governo cumprir suas obrigações.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo