Geral Mundo

Bin Laden adverte EUA sobre ataques ao país

O terrorista mais procurado do mundo aparece em áudio e lança um misto de ameaça e trégua

Quebrando mais de um ano de silêncio, Osama bin Laden alertou os americanos numa fita de áudio divulgada nesta quinta-feira (19/01) que o Al-Qaeda estava planejando mais ataques aos Estados Unidos, mas ele também acenou com uma “longa trégua” em termos indefinidos.

Não ficou claro quando a gravação, veiculada pela emissora de televisão árabe Al-Jazeera, foi feita. Mas a CIA atestou sua autenticidade e disse que a emissora provavelmente estava certa ao dizer que a fita foi gravada no mês passado.

Na fita, bin Laden dirigiu-se diretamente ao povo americano: “Nossa situação está ficando melhor, enquanto a de vocês está ficando pior”. Ele indiretamente propôs que as tropas americanas se retirem do Iraque e do Afeganistão e, juntos, poderiam ajudar os EUA a reconstruir estes países do Oriente Médio.

O terrorista também avisou que os ataques de 11 de setembro de 2001 não se deveram à falta de segurança, lembrando que seus comandados podem penetrar em qualquer país, como ocorreu na Europa, vítima de atentados terroristas em Madri e em Londres.

Obviamente, o governo americano não aceitou a proposta de bin Laden. “Nós não negociamos com terroristas. Acho que devemos destruí-los. Esta é a única maneira de lidar com eles”, afirmou Dick Cheney, vice-presidente dos Estados Unidos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo