Histórico

Blatter é reeleito para mais um mandato como presidente da FIFA

O suíço conseguiu ampla maioria de votos para continuar à frente do futebol mundial

O sucessor do brasileiro João Havelange na presidência da FIFA (Federação Internacional de Futebol e Associados), Joseph Blatter, que comanda a entidade desde 1998, conseguiu 186 dos 203 votos possíveis na eleição realizada durante o Congresso da FIFA, em Zurique, na Suíça.

Mohamed Bin Hammam, dirigente do Catar e presidente da Confederação Asiática de Futebol, era o seu único adversário no pleito, mas desistiu da disputa no último sábado, um dia antes de ser suspenso pelo Comitê de Ética da entidade por estar sendo investigado por suposto suborno aos eleitores de países do Caribe.

Apesar da enorme crise na entidade, que tem enfrentado seguidos escândalos de corrupção, o suíço ganhou mais quatro anos como dirigente máximo do futebol mundial. Ele admitiu o período de instabilidade pelo qual está passando, mas também prometeu fazer reformas estatutárias para evitar novos escândalos de corrupção e propôs mudança na eleição das sedes da Copa do Mundo, que seriam escolhidas pelas 208 federações filiadas e não mais pelos 24 membros do Comitê Executivo da FIFA.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo