Histórico

Boa oportunidade para obter a matrícula consular

Atendimento especial do consulado será feito neste domingo, em Pompano

A Carteira de Matrícula Consular (CMC), identificação que facilitará o dia a dia dos brasileiros na América, está mais perto da comunidade do sul da Flórida. Isso porque o Consulado de Miami vai funcionar extraordinariamente neste domingo (15 de novembro), exatamente com o propósito de emitir o maior número de documentos aos moradores da região. O atendimento será feito de 10 am às 3 pm, no Centro de Família da Primeira Igreja Batista Brasileira no Sul da Flórida – endereço: 1103 NE 33rd Street, em Pompano Beach.

Para quem ainda desconhece a importância deste documento, basta dizer que a identidade consular é reconhecida pelo governo brasileiro e, como tem fotografia do portador, permite a abertura de contas bancárias, o acesso a serviços públicos, o embarque em voos domésticos nos EUA e até a fácil localização em casos de emergência. “A Matrícula Consular representa, para o cidadão brasileiro que vive no exterior, especialmente aquele que se encontra ainda indocumentado, a oportunidade de se inserir, ainda que parcialmente, na estrutura econômica e social do país onde se encontra”, esclareceu o Embaixador João Almino, do Consulado de Chicago, na época do lançamento da carteira.

Os interessados em dar entrada no documento neste domingo devem apresentar um documento brasileiro válido e com foto (pode ser a identidade, o passaporte ou a carteira de motorista) e uma outra forma de identificação, como por exemplo certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor ou CPF.

A Matrícula Consular, que é gratuita, fica pronta em uma semana e pode enviada pelo correio para o domicílio do requerente. “A nova CMC não constitui carteira de habilitação, nem é comprovante de situação imigratória, mas comprova que o portador foi oficialmente identificado e registrado em uma das repartições consulares do governo brasileiro nos Estados Unidos”, explica o Embaixador Luiz de Araujo Castro, do Consulado Brasileiro de Miami, lembrando que todas as informações fornecidas pelo cidadão brasileiro para fins de matrícula consular não serão usadas para outros fins.

A importância da matrícula consular:

  • Em casos de emergência, o documento permite o contato imediato entre os brasileiros e seus familiares no Brasil e/ou vice-versa.
  • Facilita a substituição de outros documentos brasileiros em casos de furto, roubo ou extravio.
  • Elimina burocracias em caso de retorno ao Brasil, mesmo se houve perda do passaporte;
  • Constitui documento de identidade que pode ser válido em território americano.
  • Compartilhar Post:

    Baixe nosso aplicativo