Antonio Tozzi Esportes

Boletim da Copa | Argentina está nas semifinais, mas Brasil ficou pelo caminho

Torcida desolada com a derrota do Brasil para a Croácia (Foto: Reprodução TV)
Torcida desolada com a derrota do Brasil para a Croácia (Foto: Reprodução TV)

O roteiro era perfeito. De um lado, Argentina, de outro, Brasil. Finalmente tudo indicava que, pela primeira vez, Argentina e Brasil se enfrentariam em uma semifinal de Copa do Mundo. A Argentina manteve o script, porém, a seleção brasileira não confirmou seu favoritismo.

Os resultados frustraram os prognósticos e, sobretudo, a torcida brasileira. Agora, é o momento de renovação para a Verde-Amarela. O técnico Tite confirmou sua saída, depois de comandar o Brasil em duas copas consecutivas e ser eliminado em duas quartas de final (Bélgica em 2018 e Croácia em 2022), e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) terá de escolher seu substituto.

Fim de ciclo para alguns jogadores mais veteranos como Thiago Silva, Daniel Alves e, talvez, Neymar. De cabeça quente, o maior craque brasileiro ainda não sabe se deixará ou continuará a ser jogador de seleção brasileira.

Ele aproveitou para comentar sobre as críticas por não ter sido o primeiro cobrador de pênaltis na série. Segundo ele, a ordem dos batedores já estava definida e, como sempre, Neymar é responsável pela quinta cobrança. O problema é que desta vez ele nem chegou a cobrar, porque Livakovic defendeu o pênalti batido por Rodrygo e Marquinhos chutou a bola na trave. Do lado croata, o aproveitamento foi de 100%. Aproveito para condenar as críticas dirigidas ao Alisson. Ora, em cobranças de penalidades, goleiro não tem culpa por gols sofridos. A responsabilidade sempre é do batedor. Ele não ter defendido nenhum chute valoriza mais as cobranças executadas pelos jogadores europeus do que alguma falha por não ter feito nenhuma defesa. E no gol sofrido na prorrogação Alisson foi traído pelo chute de Petkovic ter desviado em Marquinhos.

De qualquer forma, a renovação já começou com vários jovens atuando nesta Copa, como foi o caso de Vinicius Jr., Rodrygo, Raphinha, Antony e Gabriel Martinelli. Além deles, vem surgindo uma nova geração que pode revelar novos protagonistas para a Copa do Mundo de 2026.

Brasil não conseguiu superar a Croácia e adia o sonho do hexa

A partida seguiu o diapasão estabelecido pela Croácia, com troca de passes e jogo cadenciado. Este ritmo rendeu frutos para os atuais vice-campeões mundiais. Eles pretendiam levar a decisão para as penalidades máximas – e conseguiram! Quando tudo parecia que o golaço de Neymar na prorrogação decretaria a vitória da seleção brasileira, Petkovic aproveitou um contra-ataque letal da Croácia, após completar boa jogada de Vlasic e Orsic. O empate resultou em pênaltis.

E o Brasil perdeu nos pênaltis para a Croácia por 4 a 2 após o empate em 1 a 1 no Estádio Cidade da Educação e está fora da Copa do Mundo no Catar. A Seleção abriu o placar com Neymar, no fim do primeiro tempo da prorrogação, mas Petkovic igualou na etapa final, levando para a disputa por penalidades. Rodrygo e Marquinhos erraram suas batidas, enquanto os croatas acertaram todas e assim avançaram à semifinal. Com isso, segue o tabu: desde o penta, em 2002, a seleção brasileira sempre caiu nas quartas quando enfrentou europeus. Foi assim em 2006 (França), 2010 (Holanda), 2018 (Bélgica) e agora 2022. Fim do sonho do hexa.

A Croácia abriu as cobranças e abriu o placar com Vlasic. Rodrygo foi o primeiro brasileiro e parou nas mãos de Livakovic. Majer, Casemiro, Modric, Pedro e Orsic acertaram suas batidas na sequência, até que veio Marquinhos. O zagueiro acertou a trave direita, definindo a eliminação brasileira para a atual vice-campeã mundial.

A noite em Doha caminhava para ser histórica para Neymar. Ao fazer o golaço que abriu o placar na prorrogação, ele chegou a 77 gols com a amarelinha e igualou Pelé como o maior artilheiro da Seleção nas contas da Fifa. Principal cobrador de pênaltis do Brasil, ele nem chegou a cobrar, pois o jogo foi decidido antes e ficou inconsolável, chorando bastante depois do fim da partida.

Argentina joga melhor, permite empate da Holanda, e vence nos pênaltis

A Albiceleste está na semifinal da Copa do Mundo 2022. Uma classificação com roteiro para deixar marcado na memória. Tudo parecia definido no tempo regulamentar – com gols de Messi e Molina pelos argentinos -, quando a Holanda buscou o empate por 2 a 2, com gols de Weghorts. A decisão passou para a prorrogação e posteriormente aos pênaltis, onde o brilho do goleiro Emiliano Martínez – com duas defesas – garantiu a classificação.

A Argentina está classificada e enfrenta a Croácia pela semifinal da Copa do Mundo, às 2:00 pm da terça-feira (13), novamente no estádio Lusail. A Holanda, por sua vez, despede-se da disputa.

Lionel Messi fez jus ao próprio nome – com participação decisiva nos dois gols da Argentina. Deu assistência no primeiro – com passe incrível para Molina – e marcou o segundo, tornando-se o maior artilheiro da equipe em Copas do Mundo. Igualou Batistuta, com 10 gols, além de ser o único jogador a dar assistência em cinco Copas do Mundo consecutivas.

Messi ainda igualou Klose como o 2º atleta com mais jogos em Copas (24) e só precisa de mais um para alcançar o recordista alemão Lothar Matthäus, que fez 25.

Emiliano Martinez, goleiro da Argentina – debaixo das traves -, defendeu duas cobranças de pênalti, de Van Dijk e Berghuis, e tornou-se decisivo para a classificação da seleção sul-americana.

Outro personagem caiu em pé: Louis Van Gaal. Apesar da derrota nos pênaltis, o técnico da Holanda despede-se invicto em Copas do Mundo. Nunca perdeu no torneio – com oito vitórias e quatro empates no tempo regulamentar. Além disso, a Holanda ficou invicta por 20 jogos sob seu comando – com 14 vitórias e seis empates.

Os confrontos das quartas de final são os seguintes:

Dia                   Horário                                    Jogos                            Local

Sábado (10)      10:00 pm (horário de Miami)    Portugal x Marrocos      Estádio Al Thumama

Sábado (10)        2:00 pm (horário de Miami)     França x Inglaterra        Estádio Al Bayt

O confronto da primeira semifinal é o seguinte:

Dia                   Horário                                    Jogos                            Local

Terça-feira (13)    2:00 pm (horário de Miami)    Argentina x Croácia       Estádio Al Lusail