Antonio Tozzi Esportes

Boletim da Copa | Messi x Mbappé, quem vence a final?

Franceses celebram a classificação para a final da Copa Catar 2022 (Foto: Reprodução TV)
Franceses celebram a classificação para a final da Copa Catar 2022 (Foto: Reprodução TV)

Argentina x França farão uma final inédita em Copas do Mundo e, mais do que isto, reunirá dois dos maiores craques da atualidade. De um lado, o argentino Messi, que está no ocaso de sua brilhante carreira, e gostaria de se despedir da Albiceleste com o título de campeão do mundo; do outro, Kylian Mbappé, o jovem craque francês que surge como a estrela ascendente, para substituir a idolatria reservada aos fenomenais Messi, Cristiano Ronaldo – que encerrou sua carreira na seleção portuguesa nesta Copa-, e Neymar. O brasileiro, aliás, é o único dos três que tem possibilidade de disputar a Copa do Mundo de 2026. Já Mbappé, por ter apenas 24 anos, ainda tem muitas copas para jogar. 

Além do duelo entre os dois astros, a vitória significará o tricampeonato para a Argentina, que venceu as Copas do Mundo de 1978 e 1986, ou para a França, ganhadora das edições de 1998 e 2018. Ou seja, será uma partida para entrar na história!

A vitória da França por 2 a 0 em cima do Marrocos, nesta quarta-feira (14), no Estádio Al Bayt, foi merecida para a equipe que foi melhor em campo. Os franceses abriram o placar com Theo Hernández aos cinco minutos do primeiro tempo, criou outras chances e até acertou a trave de Bono. Mas o Marrocos não deixou por isso, não. Primeiros africanos a chegarem numa semifinal, os marroquinos foram para cima e também levaram perigo – até chegaram a acertar a trave com uma bicicleta de um zagueiro. 

No segundo tempo, Marrocos ainda continuou com o ímpeto de ir para cima, principalmente pelo lado forte com Ziyech e Hakimi. Mas a defesa francesa melhorou depois da entrada da Thuram. Por fim, a França fechou o placar com o gol marcado por Kolo Muani, que estava em campo por 42 segundos, completando uma linda jogada feita por Mbappé. No fim das contas, resultado justo, mas suado.

A esperança de conquistar uma Copa do Mundo pela primeira vez para o Marrocos acabou nesta quarta-feira (14). Os jogadores africanos poderiam ser o primeiro país africano a chegar numa decisão do Mundial, mas não resistiram à pressão francesa e à estrela de Kylian Mbappé. Mesmo assim, já fizeram história ao colocar o país numa semifinal de Copa e serão lembrados por muito tempo.

Marroquinos desolados com a derrota para a França por 2 a 0 (Foto: Reprodução TV)
Marroquinos desolados com a derrota para a França por 2 a 0 (Foto: Reprodução TV)

A Argentina garantiu presença em uma final de Copa do Mundo pela sexta vez. Foi campeã em 1978 (contra a Holanda) e 1986 (contra a Alemanha). Perdeu a decisão em 1930 (para o Uruguai), 1990 (para a Alemanha) e 2014 (para a Alemanha, com Messi em campo).

Já a França fará sua quarta final de Copa do Mundo. Conquistou o título em 1998, contra o Brasil, e derrotou a Croácia, em 2018, sendo derrotada pela Itália na final de 2006. 

Agora, a Copa do Mundo terá um novo tricampeão. Ou França ou Argentina. Particularmente, torço pela Albiceleste por vários motivos: é uma seleção sul-americana, e a última vez que uma seleção da Conmebol conquistou o título foi em 2002, na Coréia e Japão; é a última Copa do Mundo de Messi, um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, e Mbappé, o craque francês, tem apenas 24 anos, ou seja, terá muitas copas para conquistar pela França.

Os sul-americanos agora esperam a França na final de domingo, às 10:00 am (horário de Miami), no estádio Lusail. A Croácia disputará o terceiro lugar com o Marrocos, que se tornou a primeira seleção africana a jogar uma semifinal de Copa do Mundo.

Disputa do 3º lugar:

Dia Horário Jogo Local

Sábado (17)   10:00 am (horário de Miami) Croácia x Marrocos Estádio Al Lusail

Finalíssima:

Dia Horário Jogos Local

Domingo (18)   10:00 am (horário de Miami) Argentina x França Estádio Al Lusail

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo