Antonio Tozzi Esportes

Boletim da Copa | Quanto Argentina ou França vão receber se vencer esta Copa do Mundo?

O campeão da Copa do Catar vai receber um prêmio de $42 milhões, o vice fica com $30 milhões, enquanto o terceiro e quarto colocados levam $27 milhões e $17 milhões. Equipes eliminadas nas quartas-de-finais, como o Brasil, também recebem $17 milhões.

Homenagem da Conmebol a Pelé

Pelé celebrando a Copa de 1970 (Foto: Wikimedia)
Pelé celebrando a Copa de 1970 (Foto: Wikimedia)

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) propôs à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a troca de três estrelas do escudo na camisa do Brasil por corações, em homenagem ao ex-jogador de futebol Pelé.

Considerado o “rei do Futebol”, Edson Arantes do Nascimento (Pelé) participou de três títulos da Seleção Brasileira em Copas do Mundo (1958, 1962 e 1970) e nasceu na cidade de Três Corações, em Minas Gerais. Até hoje, o craque é o único jogador no mundo a ter conquistado três mundiais.

“A Conmebol propõe à CBF que Pelé viva sempre na camisa de todos nós que amamos o futebol, que troque três de suas cinco estrelas por três corações, para que todos saibam que, embora não tenha sido o único arquiteto dos três campeonatos mundiais, foi com ele que nasceu o ‘jogo bonito’”, disse Alejandro Domínguez, presidente da confederação sul-americana, que fez a homenagem ao Rei do Futebol em Doha, no Catar, durante o principal evento de futebol do planeta.

Pelé é o maior artilheiro da Seleção Brasileira, junto de Neymar, de acordo com a contagem da Fifa. Ambos marcaram 77 gols com a camisa do Brasil. Neymar atingiu a marca no último jogo contra a Croácia, na Copa de 2022.

Aos 82 anos, o ex-jogador está internado e recebe cuidados médicos no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Copa do Mundo 2026 seleciona suas sedes. Veja quais cidades dos EUA, Canadá e México receberão jogos

Hard Rock Stadium, em Miami é um dos estádios que sediará jogos da Copa de 2026 (Foto: CBP Photography/Flickr)
Hard Rock Stadium, em Miami, é um dos estádios que sediará jogos da Copa de 2026 (Foto: CBP Photography/Flickr)

Semana passada, três anos e meio antes do início da Copa do Mundo de 2026, o comitê da FIFA divulgou as cidades que serão sedes da competição nos EUA e México (que já haviam sediado o maior evento de futebol do planeta) e Canadá (que será sede pela primeira vez em 2026. Dezesseis cidades foram anunciadas como sede para o torneio que reunirá, pela primeira vez, 48 seleções.

Onze cidades americanas foram escolhidas, com cinco na região Leste, três na parte central do país e outras três na região Oeste. Duas cidades canadenses (Toronto e Vancouver) receberão a Copa do Mundo pela primeira vez. Três cidades mexicanas (Cidade do México, Guadalajara e Monterrey) completam as sedes.

Aqui está alista completa de cidades e estádios definidos para a Copa do Mundo 2026 nos Estados Unidos, Canadá e México.

EUA (11)

  • Atlanta – Mercedes-Benz Stadium
  • Boston – Gillette Stadium
  • Dallas – AT&T Stadium
  • Houston – NRG Stadium
  • Kansas City – Arrowhead Stadium
  • Los Angeles – SoFi Stadium
  • Miami – Hard Rock Stadium
  • New York/New Jersey – MetLife Stadium
  • Philadelphia – Lincoln Financial Field
  • San Francisco – Levi’s Stadium
  • Seattle – Lumen Field

Canadá (2)

  • Toronto – BMO Field
  • Vancouver – BC Place

México (3)

  • Guadalajara – Estadio Akron
  • Cidade do México – Estadio Azteca
  • Monterrey – Estadio BBVA

Messi x Mbappé, quem vence a final?

Argentina x França farão uma final inédita em Copas do Mundo e, mais do que isto, reunirá dois dos maiores craques da atualidade. De um lado, o argentino Messi, que está no ocaso de sua brilhante carreira, e gostaria de se despedir da Albiceleste com o título de campeão do mundo; do outro, Kylian Mbappé, o jovem craque francês que surge como a estrela ascendente, para substituir a idolatria reservada aos fenomenais Messi, Cristiano Ronaldo – que encerrou sua carreira na seleção portuguesa nesta Copa, e Neymar. O brasileiro, aliás, é o único dos três que tem possibilidade de disputar a Copa do Mundo de 2026. Já Mbappé, por ter apenas 24 anos, ainda tem muitas copas para jogar. 

As duas seleções, porém, não se limitam aos dois astros. Na Argentina, vale destacar o bom trabalho desenvolvido pelo jovem treinador Lionel Scaloni. Ele que assumiu a seleção albiceleste em um momento difícil porque a AFA (Associação de Futebol da Argentina) estava em crise e sem dinheiro e ninguém queria ficar à frente de uma seleção reconhecida como das melhores do mundo vem surpreendendo pelos bons resultados. Além de ter vencido a Copa América em 2021, em pleno Maracanã, agora tem a possibilidade de se tornar campeão mundial.

Scaloni chegou ao Catar com a base da seleção argentina montada. Entretanto, as lesões de alguns convocados (sobretudo a do titular Giovanni Lo Celso e a contusão de Angel Di Maria, que vem atuando no sacrifício) e a baixa produção de alguns titulares, principalmente de Lautaro Martinez, acendeu a luz vermelha após a derrota da favorita Argentina para a zebra Arábia Saudita. Diante disto, ele promoveu a entrada de Enzo Fernandez, Alexis Mac Allister no meio campo e de Julian Alvarez no ataque. Todos vêm atuando muito bem e Alvarez é inclusive um dos vice-artilheiros do torneio, com quatro gols. Os dois principais artilheiros são Messe e Mbappé, ambos com cinco gols.

Didier Deschamps, técnico francês, também teve muitos problemas para jogar a Copa do Mundo Catar 2022. Ele perdeu jogadores de alto nível como Pogba, Kanté e, na concentração, Karim Benzema, eleito o melhor jogador do mundo recentemente, Lucas Hernandez, na primeira partida. Ironicamente, ele foi substituído por seu irmão Theo Hernandez, que inclusive marcou um dos gols da França na vitória sobre o Marrocos. 

Mesmo assim, Deschamps montou uma equipe bem competitiva, sem apresentar um futebol encantador. Vale destacar, porém, o bom futebol de Antonie Griezmann, Adrien Rabiot e Olivier Giroud, além do goleiro Hugo lloris. Eles têm sido ótimos coadjuvantes de Mbappé, o que mostra a excelente safra da França na revelação de bons jogadores, apesar dos quatro citados serem veteranos e podem também estar sua última Copa do Mundo.

Além do duelo entre os dois astros e desses ótimos coadjuvantes, a vitória significará o tricampeonato para a Argentina, que venceu as Copas do Mundo de 1978 e 1986, ou para a França, ganhadora das edições de 1998 e 2018. Ou seja, será uma partida para entrar na história!

A Argentina garantiu presença em uma final de Copa do Mundo pela sexta vez. Foi campeã em 1978 (contra a Holanda) e 1986 (contra a Alemanha). Perdeu a decisão em 1930 (para o Uruguai), 1990 (para a Alemanha) e 2014 (para a Alemanha, com Messi em campo).

Já a França fará sua quarta final de Copa do Mundo. Conquistou o título em 1998, contra o Brasil, e derrotou a Croácia, em 2018, sendo derrotada pela Itália na final de 2006. 

Como destaquei acima, a Copa do Mundo terá um novo tricampeão. Ou França ou Argentina. Particularmente, torço pela Albiceleste por vários motivos: é uma seleção sul-americana, e a última vez que uma seleção da Conmebol conquistou o título foi em 2002, na Coréia e Japão; é a última Copa do Mundo de Messi, um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, e Mbappé, o craque francês, tem apenas 24 anos, ou seja, terá muitas copas para conquistar pela França.

Os sul-americanos agora esperam a França na final de domingo, às 10:00 am (horário de Miami), no estádio Lusail. A Croácia disputará o terceiro lugar com o Marrocos, que se tornou a primeira seleção africana a jogar uma semifinal de Copa do Mundo.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo