Histórico

Bolsa Família ganha injeção de 200 milhões de dólares do Bird

Senado aprova pedido de empréstimo para programa

Depois de idas e vindas, o plenário do Senado finalmente aprovou o pedido da União para obter um empréstimo de até 200 milhões de dólares junto ao Bird (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento) para o programa Bolsa Família. A mensagem presidencial com a solicitação havia chegado ao Senado em dezembro do ano passado, quando o presidente ainda era Luiz Inácio Lula da Silva.

A verba será usada para atender as cerca de 12 milhões de famílias envolvidas no programa, que teve seu valor reajustado no início do ano. Atualmente o benefício pago por meio do Bolsa Família está, em média, em torno de 115 reais por mês, podendo variar de 32 reais até 242 reais.

Há um consenso entre os analistas de políticas públicas de que o Programa Bolsa Família, junto com outras iniciativas governamentais, contribuiu significativamente para a redução da concentração de renda da população brasileira, argumentou o relator do texto na comissão, senador Eduardo Suplicy (PT-SP). O dinheiro não vai servir apenas às famílias, mas será usado também na melhoria de gestão do programa, inclusive com o aperfeiçoamentos no Sistema de Cadastro Único.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo