Histórico

Brasil é somente o 83º país mais pacífico do mundo

Pesquisa mostra que violência tira mais de 100 bilhões de dólares ao ano da economia brasileira

O povo brasileiro sempre foi considerado pacífico, mas o país está apenas no 83º lugar em um ranking que identifica aspectos de violência em 149 países. O estudo foi feito pelo Instituto para Economia e Paz, baseado na Austrália, e mostra que o fim da violência levaria a um ganho de cerca de 101 bilhões de dólares anuais no Produto Interno Bruto local.

Mesmo na América Latina, o Brasil é somente o 10º país mais pacífico. A melhor posição na região é ocupada pelo Uruguai, depois pela Argentina, pelo Paraguai e pela Bolívia. Os cálculos foram feitos com base na ocorrência de homicídios, na percepção do que é violência pela sociedade, no acesso às armas de fogo e no nível de respeito aos direitos humanos. O Brasil subiu duas posições no ranking em relação a 2009.

No Índice Global de Paz (IGP), a Nova Zelândia figura em primeiro lugar, seguida pela Islândia, o Japão, a Áustria e a Noruega. Os piores índices em relação à violência foram registrados no Iraque (149ºlugar), na Somália (148ª posição) e no Afeganistão (147º lugar). Segundo a análise do Instituto para Economia e Paz, o ganho potencial para a economia mundial, caso toda a violência no mundo cessasse, seria de sete trilhões no ano passado, ou 13,1% do PIB global. Os setores que mais teriam a ganhar com o fim da violência interna no Brasil seriam restaurantes e hotéis, comércio e indústria.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo