Comunidade

Brasileira em estado vegetativo nos EUA volta ao Brasil em UTI aérea com apoio de amigos

Família arrecadou $100 mil via GoFundMe; amigos ajudaram a completar o valor e brasileira retornou ao Brasil em UTI aérea.

Família enfrentou uma batalha longa e difícil para garantir a volta da mãe ao Brasil. Foto: Reprodução TV

Fabíola Costa, de 32 anos, voltou ao Brasil na segunda-feira (20) em uma UTI aérea, depois de mais de um ano em tratamento nos Estados Unidos. Ela morava em Orlando, quando sofreu um mal súbito em 2024, que a deixou em estado vegetativo. Durante a reanimação, teve três paradas cardíacas e complicações que exigiram cuidados intensivos.

A família, sem condições financeiras para bancar o transporte aéreo, planejava levá-la de volta em um motorhome adaptado, em uma viagem de 7 mil km e 50 dias, passando por 11 países, com custo de $40 mil. O plano mudou após a mobilização de amigos, que contribuíram com o valor necessário para a contratação de uma UTI aérea de cerca de $200 mil, permitindo que Fabíola viajasse de avião com rapidez e segurança.

Ela desembarcou no Aeroporto Regional da Zona da Mata, próximo a Juiz de Fora, sua cidade natal. Do aeroporto, o Samu a levou ao Hospital Ana Nery para exames antes de seguir para casa, onde continuará o tratamento pelo SUS.

O marido, Ubiratan Rodrigues, permanece nos EUA com os três filhos do casal para regularizar a documentação da filha mais nova, nascida em Orlando. O Hospital Ana Nery informou que Fabíola está recebendo acompanhamento médico regular, seguindo protocolos técnicos e éticos de cuidado.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo