Assim como milhares de brasileiros, Daniela Alves e o filho Murylo vieram para os Estados Unidos com visto de turista em busca de uma vida melhor. Eles deixaram o visto vencer e estavam vivendo em Massachusetts desde 2023. No dia 8 de setembro, Murylo estava a caminho do trabalho em Milford, quando foi detido por agentes do US Immigration and Customs Enforcement (ICE).
A história de Murylo, de 28 anos, é parecida com a de dezenas de brasileiros sem passagens pela polícia que estão sendo detidos e deportados todos os dias por estarem fora de status. Segundo Daniela, que sempre criou o filho sozinha, ele é formado em filosofia e é uma pessoa íntegra. “Hoje, meu coração está despedaçado. Meu filho, Murylo Alves, 28 anos, foi detido pelo ICE devido a questões de imigração. Ele está atrás das grades de uma prisão, mas não é um criminoso. Ele é um jovem trabalhador, estudioso, íntegro, que sempre fez tudo certo e nunca me deu problemas”, relata Daniela em uma página criada no GoFundMe. O objetivo da página é arrecadar recursos para o pagamento das despesas com advogado e uma eventual fiança.
A família é de São Bernardo do Campo e decidiu ir para os Estados Unidos em 2023. O jovem trabalhava como bartender em Framingham, cidade com grande número de brasileiros. “Ver meu filho nessa situação é um pesadelo que nenhuma mãe deveria enfrentar. Ele está sozinho, assustado e não consegue lutar por si mesmo sem ajuda. Eu, como mãe, farei de tudo o que estiver ao meu alcance para tirá-lo dessa injustiça”.
Daniela pede que quem puder ajudar com qualquer quantia entre neste link. “Peço, do fundo do meu coração, que quem puder nos ajude. Qualquer contribuição, por menor que seja, fará uma diferença enorme”..