Antonio Tozzi Esportes

Brasileirão mais empolgante dos últimos anos tem seis candidatos ao título

O novo técnico do Botafogo,Tiago Nunes, chegou ao clube prometendo o título de campeão brasileiro de 2023 (Foto: Sporting Cristal/Divulgação)
O novo técnico do Botafogo,Tiago Nunes, chegou ao clube prometendo o título de campeão brasileiro de 2023 (Foto: Sporting Cristal/Divulgação)

Quando o Campeonato Brasileiro estava prestes a começar, os analisas e torcedores apontaram Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG como sérios candidatos a faturar mais um título para decorar suas valiosas salas de troféus.

Bem, eles não erraram, mas poucos previram que outros três times se juntariam a esse seleto grupo: Red Bull Bragantino, Grêmio (que subiu da Série B no ano passado) e Botafogo – que está sendo a grande surpresa da competição.

O Glorioso, como o Alvinegro carioca é chamado carinhosamente por seus torcedores, tem sido o principal protagonista do Brasileirão. Depois de um período de péssimas administrações que quase levaram o clube à falência, o tradicional Botafogo de Futebol e Regatas se transformou em uma Sociedade Anônima de Futebol (SAF) e foi vendido ao americano John Textor, investidor em futebol que já possui participações no Crystal Palace, da Inglaterra, e no Lyon, da França.

O novo dono do clube trouxe o português Luiz Castro para comandar a equipe e fez várias contratações, porém, nenhuma de grande impacto. Ironicamente, o jogador pelo qual pagou mais caro não está rendendo nada. Patrick de Paula, jovem revelado nas categorias de base do Palmeiras, que integrou equipes vencedoras do Alviverde paulista, foi contratado, mas uma forte lesão o afastou dos gramados.

Nomes como Tiquinho Soares, Eduardo, Vitor Sá, Jr. Santos e outros eram praticamente deconhecidos quando vestiram a camisa do time da Estrela Solitária. Castro e seus comandados fizeram um péssimo Campeonato Carioca e sequer disputaram as semifinais do fraco Cariocão.

Porém, o primeiro turno do Brasileirão foi completamente dominado pelo Botafogo, que terminou invicto no estádio Nilton Santos, construído na época dos Jogos Olímpicos de 2016 e arrendado pela diretoria botafoguense. Fora de casa, o Fogão derrotou Flamengo e Palmeiras – os dois bichos papões do futebol brasileiro e sul-americano – para empolgação de sua torcida e incredulidade dos analistas.

A vantagem sobre os demais adversários era tão grande que a aposta principal passou a ser em qual rodada o Fogão conquistaria o título. No entanto, se o primeiro turno te ve desempenho de campeão, o segundo turno vem sendo decepcionante, com o segundo pior índice de aproveitamento em termos de pontuação, à frente apenas do já rebaixado América-MG.

A crise começou quando Luiz Castro aceitou um convite para treinar o Al-Nassr Football Club, clube de Cristiano Ronaldo, Anderson Talisca e Sadio Mané na Arábia Saudita. Depois de um breve interregno com Claudio Caçapa, que obteve três vitórias, Textor trouxe Bruno Lage. O compatriota de Castro, todavia, não foi bem. Depois da derrota para o Flamengo no estádio Nilton Santos, o português colocou seu cargo à disposição.Ninguém entendu nada, até porque a vantagem do Botafogo sobre o segundo colocado era de 13 pontos.

A partir daí, começou a derrocada do líder. Após ter deixado o artilheiro Tiquinho Soares no banco e o time ser derrotado, um grupo de jogadores pediu a John Textor que demitisse Lage e colocasse em seu lugar Lucio Flávio, auxiliar técnico e ex-jogador do clube, que teve como auxiliar o argentino Joel Carli, também ex-atleta do Fogão. 

Sob o comando da dupla, a liderança do Botafogo evaporou. O time ainda sofreu duas viradas históricas. Uma do Palmeiras, quando fez um ótimo primeiro tempo e abriu 3 a 0 e depois perdeu por 4 a 3, e outra do Grêmio quando chegou a estar vencendo por 3 a 1 e também amargou outra derrota por 4 a 3. Detalhe: ambas foram em seu estádio para aflição de seus torcedores. Na última rodada, conseguiram estancar a hemorragia de derrotas e ficaram em um empate de 2 a 2 contra o Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista. 

O resultado, todavia, custou a perda da liderança para o Palmeiras, que está dois pontos à frente do clube carioca, mas com um jogo a mais. Ou seja, o Botafogo só depende dele para conquistar o título. A fim de atingir esse objetivo, Textor contratou Tiago Nunes, que estava comandando o Sporting Cristal do Peru. Ele fez um bom trabalho no Athletico-PR, mas decepcionou no Corinthians e no Grêmio. Ele pelo menos terá dez dias para introduzir seus conceitos aos comandados, porque o futebol brasileiro está parado em razão da Data Fifa.

Os candidatos ao título e suas chances

Como citamos no início, seis times ainda brigam pelo título do Brasileirão. Aqui estão os percentuais indicados pelo site Chance de Gol, por ordem de classificação:

1. Palmeiras – 41,9%

2. Botafogo* – 40,6%

3. Grêmio – 2,7%

4. Red Bull Bragantino* – 10,1%

5. Atlético-MG – 0,5%

6. Flamengo* – 4,3%

Os clubes com asterisco têm um jogo a menos do que seus adversários, por isso, em alguns casos, seus percentuais são maiores.

Durante a chamada Data Fifa – período em que o campeonato fica interrompido para disputa das partidas das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026 – serão jogadas as partidas pendentes. Aqui está a tabela desses jogos:

Sábado (18/11) – Fortaleza x Cruzeiro, às 4:30pm (East Time), no Castelão, pela 30ª rodada;

Quarta-feira (22/11) – Cruzeiro x Vasco, 5:00pm (East Time), no Mineirão, pela 33ª rodada;


Vitória é campeão da Série B

O atacante Iury Castilho comemora acesso com o Vitória (Foto: Victor Ferreira/EC Vitória)
O atacante Iury Castilho comemora acesso com o Vitória (Foto: Victor Ferreira/EC Vitória)

O Rubro-Negro baiano conseguiu uma vitória heroica de 2 a 1 contra o Novorizontino fora de casa no domingo (13) e confirmou a classificação antecipada para a Série A. Entretanto, o melhor ainda estava por vir.

E a cereja do bolo veio na terça-feira (14), com o empate de 1 a 1 entre Guarani e Criciúma em Campinas. O empate do clube campineiro chegou aos 45 minutos do segundo tempo garantiu o título do clube baiano. Além disto, o Vitória conseguiu a vaga para disputar a Copa do Brasil em 2024. Após péssima campanha no Campeonato Baiano, o Rubro-Negro se viu obrigado a buscar o título da Série B, para não ficar fora da competição nacional na próxima temporada.

O Leão não só tem participação confirmada na Copa do Brasil, como ainda entra direto na terceira fase, assim como os representantes brasileiros da Libertadores 2024 e os campeões das copas do Nordeste (Ceará) e Verde (Goiás) em 2023.

Disputar a Copa do Brasil é importante para o Vitória porque já há algumas temporadas o mata-mata tem sido a “salvação” financeira para muitos clubes do futebol brasileiro. Neste ano, por exemplo, só de entrar em campo na primeira fase, o Leão recebeu R$ 1,25 milhão. Em 2024, com a vaga direta para a terceira fase, o valor será ainda maior.

Chances de acesso

Do Guarani, nono colocado, para cima, todos têm chances de acesso. O Bugre aparece com 5% de probabilidade de retornar à elite nacional. Confira abaixo:

  1. Vitória – campeão
  2. Criciúma (61 pontos) – 79% de chances de acesso
  3. Juventude (61 pontos) – 74%
  4. Atlético-GO (61 pontos) – 65%
  5. Sport (60 pontos) – 45%
  6. Vila Nova (58 pontos) – 18%
  7. Novorizontino (57 pontos) – 7%
  8. Mirassol (57 pontos) – 7%
  9. Guarani (57 pontos) – 5%

Risco de rebaixamento

Do outro lado da tabela, duas equipes já caíram. ABC e Londrina estão rebaixados de forma antecipada para a Série C. O site Infobola aponta cinco times lutando por três vagas de permanência: Sampaio Corrêa, Chapecoense, Tombense, Ponte Preta e Ituano. Veja os números abaixo:

20° – ABC (22 pontos) – rebaixado

19° – Londrina (28 pontos) – rebaixado

18° – Sampaio Corrêa (36 pontos) – 75% de risco de queda

17° – Chapecoense (36 pontos) – 60%

16° – Tombense (37 pontos) – 35%

15° – Ponte Preta (38 pontos) – 27%

14° Ituano (40 pontos) – 3%


Seleção Brasileira renovada tem dois compromissos difíceis

Fernando Diniz prevê dificuldades contra a Colômbia: “muito calor em Barranquilla e o apoio maciço da torcida local" (Foto: Joilson Marconne / CBF)
Fernando Diniz prevê dificuldades contra a Colômbia: “muito calor em Barranquilla e o apoio maciço da torcida local” (Foto: Joilson Marconne / CBF)

O Brasil voltou a campo na quinta-feira (16), em Barranquilla, para enfrentar a Colômbia em jogo válido pela quinta rodada das Eliminatórias da Conmebol à Copa do Mundo de 2026 na América do Norte. Depois, na terça-feira (21), receberá a Argentina no Maracatnã, naquela que pode ser a última partida de Lionel Messi em território brasileiro.

Enquanto um craque está no ocaso da carreira, outro pode estar surgindo para encantar os fãs do futebol. Trata-se de Endrick, atacante do Palmeiras, de apenas 17 anos de idade, que se tornou o terceiro atleta mais jovem a ser convocado para uma Seleção Brasileira principal – atrás apenas do gênio Pelé e de Edu – ambos do Santos Futebol Clube, na década de 60.

Fernando Diniz foi o técnico que ousou ao convocar a jovem promessa do futebol brasileiro, que no meio do ano que vem, depois de completar 18 anos, se apresentará ao Real Madrid, onde deverá formar o ataque com os já consagrados Vini Jr. e Rodrigo.

Em entrevista coletiva na Granja Comary, em Teresópolis, na manhã da quarta-feira (15), o treinador revelou já ter conversado com Endrick na chegada e afirmou se trafar de um jogador muito especial, com a idade que tem conseguir produzir o que já produz, abre uma margem para projetar um futuro brilhante. Vem pelo mérito que tem e pelo enorme potencial futuro.

Ele declarou que irá contribuir o máximo que puder, mas com as limitações do técnico. “Aqui temos 24 jogadores para receber atenção. Está sendo muito bem nutrido de informações no Palmeiras com o Abel Ferreira e o staff. Mas é baixar um pouco a expectativa. Ele não tem que ser um jogador pressionado. A gente não tem que ficar esperando tudo do Endrick com 17 anos. Eu vejo um potencial gigantesco. Pode no futuro se tornar um daqueles jogadores lendários do futebol brasileiro. Mas isso o tempo vai confirmar”, complementou.

O técnico, que não conta com Neymar pela primeira vez desde que assumiu o cargo, disse que não há uma busca por um novo protagonista. “A gente tem uma geração extremamente talentosa, que surgiu há dois anos mais ou menos. Muitos podem assumir esse protagonismo. Mas é importante que a gente não coloque esse peso. Os jogadores têm que se sentir leves e fazer o seu melhor. São destaques pelo mundo, Raphinha no Barcelona, Rodrygo e Vini Jr no Real Madrid, Gabriel Martinelli e Gabriel Jesus no Arsenal. De maneira natural vão assumir o protagonismo. Ninguém tem que se preocupar em assumir o papel do Neymar”, afirmo8.

Em parte do treino que foi aberto na terça-feira (14), o treinador utilizou um time com quatro atacantes, sem Endrick entre os titulares: Alisson; Emerson Royal, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Renan Lodi; André e Bruno Guimarães; Raphinha, Rodrygo, Vini Jr e Gabriel Martinelli.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo