Antonio Tozzi Esportes

Brasileiros dominam as competições na América do Sul

Roni, o melhor em campo na Colômbia, ampliou sua vantagem como artilheiro palmeirense na Libertadores, ao marcar seu 21º gol nesta competição (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Roni, o melhor em campo na Colômbia, ampliou sua vantagem como artilheiro palmeirense na Libertadores, ao marcar seu 21º gol nesta competição (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

O patamar financeiro dos clubes brasileiros é flagrante. Só para dar alguns exemplos, o São Paulo na recente janela trouxe Lucas Moura, seu ex-atleta quej ogava na Preimer League da Inglaterra, e James Rodriguez, craque colombiano; e times que se encontram na zona de rebaixamento também se reforçaram: Vasco da Gama contratou o francês Dimitri Payet; Santos pegou Jean Lucas, que atuava no Monaco, da França; e o Coritiba apresentou Islam Slimani, da seleção argelina que atuou em vários clubes europeus.

Diante dessa realidade, não é de se estranhar o domínio dos brasileiros nos torneios do subcontinente americano. Isto vem se refletindo nas quartas de final da Taça Libertadores da América e na Copa Sul-Americana, com os resultados positivos, fazendo com que seja perfeitamente viável haver finais brasileiras nas duas competições.

As rodadas dos torneios foram completadas na quinta-feira (24) com Fluminense x Olímpia, no Maracanã pela Libertadores e pela Sul-Americana se enfrentaram LDU x São Paulo, em Quito, e América-MG x Fortaleza, em Belo Horizonte. Infelizmente não temos como divulgar os resultados porque as partidas foram realizadas antes do fechamento desta edição.

Palmeiras dá show e praticamente está na semi da Liberta

Jogar fora de casa na Libertadores sempre é uma tarefa difícil. O senso comum indica que voltar da casa do rival com um empate é normalmente comemorado. Para o Palmeiras, porém, essa lógica costuma ser subvertida. Um exemplo desta máxima foi a apresentação em Pereira, no interior da Colômbia.

Apesar de estar em um estádio lotado com a torcida adversária, o Alviverde paulista parecia desfilar pelo gramado do Allianz Parque: com um primeiro tempo arrasador e sem dar chances ao rival, o Verdão goleou o Deportivo Pereira por 4 a 0, na noite da quarta-feira (23) e ficou muito perto de uma vaga nas semifinais da Conmebol Libertadores. 

Os gols de Raphael Veiga, Marcos Rocha, Mayke e Rony serviram para abrir grande vantagem e tornam o jogo de volta, quarta-feira (30) que vem, em São Paulo, quase uma mera formalidade. Afinal, o time de Abel Ferreira se impôs e mostrou ser muito melhor fisicamente, taticamente e tecnicamente do que o Deportivo Pereira – um adversário que, em sua primeira Libertadores, venceu o Boca Juniors, eliminou o Independiente Del Valle, mas ainda não está à altura do tricampeão da competição.

Com a vitória na Colômbia, o Palmeiras se classifica com novo triunfo, empate ou derrota por até três gols de diferença para o Deportivo Pereira na próxima semana, no Allianz Parque. O time colombiano precisa vencer por cinco gols para avançar no tempo normal, ou quatro para levar a decisão aos pênaltis. 

Caso confirme a passagem para a semifinal da Libertadores, o Palmeiras alcançará um feito que apenas o Santos de Pelé havia conseguido: chegar às semifinais da Taça Libertadores da América pela quarta vez consecutiva. Em 15 jogos pelo torneio como visitante, o Palmeiras de Abel Ferreira venceu 13 jogos, empatou um (contra o Libertad no Paraguai) e perdeu apenas um, para o Bolívar por 3 a 1 este ano – usando um time reserva porque o Verdão enfrentou a equipe boliviana em La Paz no meio da decisão do Paulistão, após ter sido derrotado surpreendentemente pelo Água Santa por 2 a 1 no jogo de ida. Na partida decisiva , goleou por 4 a 0 e garantiu mais um título de campeão paulista.

Antes do jogo de volta contra o Deportivo Pereira, o Palmeiras tem compromisso contra o Vasco no próximo domingo (27), no Allianz Parque, em jogo válido pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com a vantagem adquirida, o Verdão pode se dar ao luxo de enfrentar o time carioca com a equipe titular, colocar o time reserva contra o Deportivo Pereira, e poupar os titulares para jogar como Corinthians na Neo Química Arena, no dia 3 de setembro, e assim continuar na caça ao Botafogo pelo bicampeonato consecutivo do principal torneio nacional.

Internacional derrota Bolívar na altitude de La Paz

Equatoriano Enner Valencia foi autor do gol da vitória do Colorado sobre o Bolívar em La Paz (Foto: Ricardo Duarte/Internacional)
Equatoriano Enner Valencia foi autor do gol da vitória do Colorado sobre o Bolívar em La Paz (Foto: Ricardo Duarte/Internacional)

A vitória do Internacional sobre a equipe boliviana causou surpressa. Não pela qualidade futebolística do Colorado, mas, sim, pela dificuldade em jogar uma partida de futebol a quase quatro mil metros de altitude. Como se sabe, isto dificulta a respiração e, portanto, os jogadores que não estão habituados com este ambiente sofrem bastante, enquanto os atletas que jogam normalmente nestas condições se aproveitam deste fator para obter bons resultados.

Isso se refletiu nas fases anteriores, quando o Bolívar venceu seus três jogos em La Paz (inclusive o Palmeiras, como citamos anteriormente) e bateu o Athletico-PR por 3 a 1 nas oitavas de final. Na volta, o time boliviano perdeu por 2 a 0, mas se classificou para as quartas de final por ter vencido o Furacão na série de penalides máximas.

O Inter espantou o fantasma da altitude ao vencer o Bolívar por 1 a 0 na noite da terça-feira (22) no alto dos 3,6 mil metros e largou em vantagem nas quartas de final da Conmebol Libertadores. Com uma estratégia defensiva, o Colorado contou com um gol de Enner Valencia em estocada no primeiro tempo e segurou a pressão na etapa final. Para se ter uma ideia do feito, é a primeira vitória colorada na história em La Paz em quatro partidas disputadas.

O Inter teve, a rigor, três estocadas no Bolívar. A estratégia era se fechar, aguentar o máximo possível e aproveitar o espaço dos atacantes no mano a mano. Na primeira, Enner Valencia já foi letal. O camisa 13 ganhou de Ferreyra e bateu firme, no cantinho, para abrir o placar aos 15 minutos, enquanto ainda havia fôlego. 

Depois disso, a defesa do time de Porto Alegre soube suportar o ímpeto dos bolivianos e decidirá em casa na próxima terça-feira (29) diante de sua torcida, que deve lotar o Estádio Beira-Rio. Afinal, para o Colorado, basta um empate para carimbar sua passagem à semifinal contra Olímpia ou Fluminense. São grandes as chances de haver uma semifinal reunindo duas equipes brasileiras.

Antes disso, no entanto, o Internacional terá um compromisso difícil, ao enfrentar o Flamengo no sábado (26) no Maracanã pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Não se sabe como Eduardo Coudet vai escalar sua equipe que faz campanha discreta no Brasileirão, onde ocupa apenas a 14ª posição. Ele pode poupar alguns titulares para confirmar a classificação contra o time boliviano ou colocar sua equipe principal para tentar vencer o Rubro-Negro carioca no Rio de Janeiro. É um verdadeiro dilema para o treinador argentino que comanda o Colorado gaúcho.

Em jogo de homenagem às vítimas do acidente com ônibus, Timão derrota time argentino

Corinthians homenageia vítimas de acidente com balões pretos na Arena (Foto: Evander Portilho/Ag.Corinthians)
Corinthians homenageia vítimas de acidente com balões pretos na Arena (Foto: Evander Portilho/Ag.Corinthians)

O contestado zagueiro Gil foi o herói do Timão na noite da terça-feira (22), na Neo Química Arena, no jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. Ele foi o autor do gol do Corinthians sobre o Estudiantes por 1 a 0 que saiu na frente na luta por uma vaga na semifinal do torneio. O Timão teve chances de conseguir um placar mais confortável, mas perdeu algumas oportunidades incríveis, como com Gustavo Mosquito na reta final da partida. O time argentino, por outro lado, quase não assustou Cássio. Boselli, ex-Timão, pouco pegou na bola e não conseguiu chegar nem perto de aplicar a lei do ex.

Aos sete minutos de jogo, o público de 35.699 pessoas presentes (que gerou uma renda de R$ 2.266.255,70) na Neo Química Arena levantou balões pretos em homenagem aos sete torcedores mortos em acidente de ônibus na madrugada de domingo (20), no retorno de Belo Horizonte, onde o Timão empatou com o Cruzeiro. Além disso, houve faixas lembrando as vítimas da tragédia. 

Na próxima terça-feira (29), em La Plata, o Corinthians joga pelo empate para avançar de fase. O Estudiantes, por sua vez, precisa de dois gols de diferença para avançar direto ou um para levar a decisão aos pênaltis. 

O Corinthians volta a campo no sábado (26) para encarar o Goiás, na Neo Química Arena, em São Paulo, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na competição, o Timão aparece na 13ª colocação, com 24 pontos.

Fogão apenas empata em casa com Defensa y Justicia

Com um gol de cabeça, Gabriel Pires abriu o placar para o Alvinegro carioca no Engenhão (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
Com um gol de cabeça, Gabriel Pires abriu o placar para o Alvinegro carioca no Engenhão (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

O Botafogo empatou com o Defensa y Justicia em 1 a 1 no Nilton Santos, na quarta-feira (23), pela partida de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. Com time praticamente reserva, o Alvinegro saiu na frente com Gabriel Pires, de volta após três meses, mas cedeu o empate com gol de Tripichio, em falha de Gatito Fernández. A partida de volta será na próxima quarta-feira (30), no Estádio Florencio Sola, do Banfield, em Buenos Aires.

O Botafogo desperdiçou boas oportunidades de abrir o placar no primeiro tempo, mas seguiu em cima no segundo tempo e abriu o placar aos 10 minutos, com Gabriel Pires, de cabeça. O volante não atuava há três meses devido à lesão. A equipe de Bruno Lage continuou criando boas chances – uma com Hugo, em finalização de fora, outra em grande jogada de Luis Henrique, ambas pararam em Bologna.

O Defensa Y Justicia melhorou após a entrada de Tripichio, que gerou perigo pelo lado direito. Nicolas Fernández, jogador mais perigoso da equipe argentina na partida, finalizou de longe, Gatito falhou na defesa, e Tripichio marcou no rebote. Gatito se recuperou, fez grande defesa, mas a bola desviou em Cuesta, na sobra, e ficou com Tripichio para anotar o gol de empate.

O Botafogo enfrenta o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro, no domingo (27), no Nilton Santos, e quer ampliar sua liderança no Brasileirão. 

A nota lamentável foi o comportamento da torcida do Glorioso que vaiou o time após o empate com o time argentino. Eles sequer consideraram o fato de que o Botafogo, líder do Brasileirão, com 11 pontos à frente do Palmeiras, segundo colocado, está muito mais focado na conquista deste título do que no torneio internacional. -Afinal, a última vez que a torcida botafoguense gritou:  É campeão! foi no longinqüo ano de 1995, na final contra o Santos, no Pacaembu, em São Paulo.


Arena do Galo abre oficialmente neste domingo

Arena MRVserá a nova casa do Galo em jogos oficiais. Obra que custou cerca de R$ 1 bilhão de reais servirá para partidas de futebol e receberá show e outros eventos (Foto: Site oficial do Atlético-MG)
Arena MRVserá a nova casa do Galo em jogos oficiais. Obra que custou cerca de R$ 1 bilhão de reais servirá para partidas de futebol e receberá show e outros eventos (Foto: Site oficial do Atlético-MG)

O que era sonho agora se tornou realidade. A Arena MRV, como será conhecido o estádio do Atlético-MG, abre suas portas no próximo domingo (27), pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, com o duelo entre Galo e Santos.

Para a inauguração em jogo oficial, o estádio receberá 30 mil pessoas. Vale lembrar que nem toda essa carga foi comercializada, levando em consideração que há cadeiras cativas e camarotes. Os bilhetes colocados à venda foram esgotados em 40 minutos de comercialização online. Com a preferência para os sócios-torcedores, a venda não chegou sequer a ser iniciada para o público geral.

A Arena MRV tem capacidade total para 44.892 torcedores, mas o Atlético-MG fez a opção de vender quase 15 mil ingressos a menos para estudar o que ainda precisa ser melhorado na logística do estádio. O total de assentos será aumentado gradativamente, nos próximos jogos.

A capacidade de pouco menos de 45 mil pessoas já considera cadeiras que serão isoladas para a separação de torcidas – cerca de 700 – além daquelas usadas pelos profissionais de imprensa (186). O setor visitante, por exemplo, tem 4.266 lugares, o que corresponde a 9,5% da capacidade máxima da Arena MRV, bem próximo dos 10% determinados pelo Regulamento Geral de Competições da CBF.

Desde o final do semestre passado, o Atlético-MG já planejava estrear oficialmente sua arena no compromisso contra o Santos. A partida estava inicialmente marcada para o Mineirão, mas o clube conseguiu liberação do novo estádio junto aos órgãos competentes, realizando também a homologação do local junto à CBF.

Com campanha instável no Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG entra em campo diante do Santos em busca de reabilitação, após derrota como visitante para o Vasco. O time está na 11ª colocação, com 27 pontos, cinco atrás do G-6 e seis acima do Z-4.


Inter Miami esta na final da da Lamar Hunt US Open Cup

Desta vez, Messi não marcou nenhum gol, mas fez duas assistências para seus companheiros (Foto: Site oficial do Inter Miami CF)
Desta vez, Messi não marcou nenhum gol, mas fez duas assistências para seus companheiros (Foto: Site oficial do Inter Miami CF)

O Inter Miami CF conquistou uma vaga em sua primeira final da Lamar Hunt US Open Cup na noite de quarta-feira (23) ao derrotar o FC Cincinnati nos pênaltis fora de casa, no TQL Stadium. O jogo que terminou empatado em 3 a 3 após a prorrogação viu os atacantes Leonardo Campana (2) e Josef Martínez marcarem os gols do time, com duas assistências do capitão Lionel Messi.

O Inter Miami entrou em campo nas semifinais da Copa do Aberto dos Estados Unidos com seu onze titular com Drake Callender no gol; DeAndre Yedlin, Kamal Miller, Sergii Kryvtsov, Tomás Avilés e Jordi Alba formaram uma defesa de cinco; Diego Gómez, Sergio Busquets e Jean Mota foram titulares no meio-campo; Messi e Campana lideraram o ataque da equipe.

A partida teve a estreia de Avilés no Inter Miami como titular, enquanto o meio-campista brasileiro Mota (ex-Santos FC) também esteve entre os titulares retornando ao time após sofrer uma lesão fora de casa contra o Columbus Crew, no dia 29 de abril.

O jogo parecia encaminhar para uma vitória do Inter Miami CF , porém, o Cincinnati conseguiu levar a partida para os pênaltis com gol do atacante Yuya Kubo aos 114 minutos. Vale destacar que o Cincinnati lidera a Conferência Leste enquanto o Inter Miami CF está na lanterna da competição.

Na decisão por pênaltis, todos os chutadores do Inter Miami converteram suas cobranças – Messi, Facundo Farías, que estreou no time naquela noite após entrar no segundo tempo, o substituto do segundo tempo David Ruiz, Martínez e Cremaschi, com o time vencendo o Cincinnati por 5 a 4 na casa do adversário na disputa de pênaltis e avançou para a segunda final do time na história do clube em apenas uma semana.


Basquete brasileiro tenta vaga para as Olimpíadas de Paris

Seleção do Brasil realiza seu primeiro treino na Indonesia Arena (Foto: Confederação Brasileira de Basquete (CBB))
Seleção do Brasil realiza seu primeiro treino na Indonesia Arena (Foto: Confederação Brasileira de Basquete (CBB))

O Brasil estreia na Copa do Mundo de Basquete 2023 neste sábado (26/08), na Indonesia Arena. A Seleção está no Grupo G da competição, que tem também Espanha e Costa do Marfim.

Para avançar na competição, o Brasil precisa ficar entre os dois primeiros colocados da chave. A Copa do Mundo de Basquete será realizada em três países: Indonésia, Filipinas e Japão.

Jogos do Brasil na Copa do Mundo de Basquete 2023:

  • 26/08 – Brasil x Irã
  • 28/08 – Brasil x Espanha
  • 30/08 – Brasil x Costa do Marfim

A disputa do Mundial de Basquete serve também como classificação para as Olimpíadas de Paris, em 2024. As duas melhores seleções das Américas garantem a vaga. Há uma segunda chance de conquista de vaga, por um Pré-Olímpico repescagem, com países de todos os continentes, no ano que vem.

O time que vai representar o Brasil na Indonésia, selecionado pelo técnico Gustavo de Conti, tem Huertas, Yago, George, Raul, Benite, Gui Santos, Lucas Dias, Bruno Caboclo, Timothy Soares, Felipe dos Anjos e Cristiano Felicio. Uma boa notícia para o  basquete brasileira foi a escolha de Wlamir Marques, um dos maiores jogadores de basquete do Brasil em todos os tempos, para figurar no Hall of Fame da NBA nos Estados Unidos esta semana.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo