Reportagens Especiais

Brasileiros ‘Loukos’ pelas Américas

Como Vasco da Gama e Cristóvão Colombo modernos, Darcy Moré e Ruy Machado saem de Miami no dia 5 de setembro para o Brasil em viagem de três meses

Ou mais exatamente 100 dias e 45 mil quilômetros rodados por 15 diferentes países. “Será um novo recorde, para entrar no Guiness Book”, exulta Moré.

Bem, a aventura começou despretensiosamente há um ano. Moré, que vive na Flórida desde 1998, ficou com vontade de voltar para Ribeirão Preto, sua cidade natal. Em conversa com um amigo, ele sugeriu a Moré que montasse numa moto – “Ele sabe que sempre fui apaixonado por moto”, comenta o aventureiro – e retornasse ao Brasil. Na hora, Moré retrucou: “De moto não vou, mas de carro é possível. Volto em 2004!”.

A idéia foi amadurecendo em sua mente até que Moré decidiu ter chegado a hora. Publicou então um anúncio classificado no AcheiUSA – “O único jornal de comunidade brasileira que leio aqui”, enfatiza – com o sugestivo título “Procura-se louko”, assim mesmo com k no lugar da letra c.

Por ser mesmo o veículo mais lido entre os brasileiros da Flórida, o AcheiUSA logo deu o retorno esperado. Moré recebeu um telefonema de alguém querendo falar com o “louko” do anúncio. Após ter identificado-se como o anunciante, ouviu do outro lado da linha: “Aqui é outro louco. Meu nome é Ruy Machado. Também sempre tive o sonho de voltar para o Brasil desta maneira”.

A parceria. Nasceu, então, uma parceria. De um lado, Darcy Moré, ex-comerciante de ouro e diamantes e empresário de pisos de madeira; de outro, Ruy Machado, jornalista e conselheiro do Grêmio, clube de futebol tradicional de Porto Alegre. Eles realmente se identificaram e, mais ainda, vislumbraram a perspectiva de tornar realidade um sonho que ambos acalentavam.

Além deles, mais dois jovens embarcaram na aventura. Entretanto, por outras contingências, eles tiveram de desistir. Isto, porém, não tirou o ímpeto de Moré e de Ruy, que continuam motivados a cumprir um roteiro ao mesmo tempo emocionante e perigoso. Mas o desafio de inscrever seus nomes no livro dos recordes releva todos os perigos.

Vagas abertas. Com a desistência dos outros dois companheiros de viagem, Moré e Ruy estão de braços abertos para receber mais uma ou duas adesões. Entretanto, os novos aventureiros que vierem juntar-se à dupla precisam saber que entrarão num roteiro já estabelecido e devem seguir os ditames dos dois, até porque eles vêm planejando a viagem há um bom tempo.

Por planejamento, entenda-se poupança de dinheiro, aquisição de uma van Ford Econoline altamente equipada, estudo cuidadoso do roteiro, inclusive com paradas estratégicas em cidades onde têm parentes e amigos (acompanhe ao lado o roteiro da viagem, dia a dia).

A aventura será eternizada por farto material fotográfico e por um diário de bordo, reproduzido no site www.loukospelasaméricas.com e em jornais e revistas de aventuras. A viagem terá ampla cobertura de imprensa e deve atrair a atenção da mídia por onde eles passarem. O veículo no qual viajarão ostentará duas bandeiras (uma do Brasil e outra dos EUA) na parte dianteira e na lateral haverá as bandeiras dos demais países percorridos pelos “loukos”. Embora tenha um roteiro pré-estabelecido, os viajantes têm liberdade para permanecer num lugar mais ou menos tempo do que o programado ou até mesmo de suprimir algum trecho da viagem. “Se houver algum tipo de problema com o veículo ou com algum de nós, faremos uma correção de rota”, admite Moré.

Com certeza, será uma aventura inesquecível. Além de percorrer 37 dos 50 estados norte-americanos, os viajantes conhecerão as ruínas das civilizações maias e astecas – civilizações indígenas altamente evoluídas – que habitaram os altiplanos do México, de Belize e da Guatemala, atravessarão de balsa o Canal do Panamá (único ponto do mundo que liga os oceanos Atlântico e Pacífico) e percorrerão os 13 mil quilômetros da rodovia Transpanamericana, desde a divisa entre Panamá e Colômbia até a Terra do Fogo, na conjunção entre Chile e Argentina, andando ao lado da Cordilheira dos Andes. Eles terão até mesmo companhia num trecho da viagem. “Na divisa entre Equador e Peru, um grupo de amigos do Ruy nos esperará e viajará conosco até o porto chileno de Antofagasta”, conta Moré.

Investimentos. Os parceiros de viagem calculam que serão gastos oito mil litros de combustível e três mil dólares em alimentação e/ou hospedagem. Se forem apenas Moré e Ruy é possível acampar e dormir no próprio veículo. Entretanto, se outros companheiros juntarem-se ao grupo será necessário acomodar-se em hotéis.
Diante da previsão de despesa, os amigos estão em busca de patrocínio para custear a viagem. “Gostaríamos, pelo menos, de receber um valor que fosse suficiente para cobrir o custo do combustível”, comenta Moré. E os patrocinadores podem vir de vários segmentos. Desde montadoras de automóveis até fabricantes de autopeças e pneus, passando por empresas de produtos ligados à indústria do turismo como, por exemplo, fabricantes de máquinas fotográficas e filmadoras. “Afinal, produziremos um trabalho jornalístico/literário/turístico”, garante Moré.

O final da viagem, por enquanto, está marcado para duas etapas. A primeira parada, prevista para o dia 5 de dezembro, será em Francisco Beltrão, no Paraná, cidade onde a família de Ruy Machado está radicada, com direito a festa e homenagens. A última parada está marcada para o dia 8 de dezembro, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, também com recepção festiva.

A lamentar, apenas, a perda de dois brasileiros que deixarão saudades na comunidade brasileira da Flórida. Todavia, produzirão um material que se eternizará em imagens, palavras e emoções.

Roteiro de Viagem – “Loukos pelas Américas”
Data Cidade/Estado/País
05/Set. Miami/Atlanta/Asheville (estrada)
06/Set. Asheville (estadia) Tennessee
07/Set. Washington/Arlington (estadia – pouso)
08/Set. Washington (estadia)
09/Set. New York/Philadelphia (pouso)
10/Set. New York (estadia)
11/Set. New York (estadia)
12/Set. Fort River (Massachusetts)
13/Set. Boston
14/Set. Boston/Maine
15/Set. Buffalo (Niagara Falls)
16/Set. Cleveland
17/Set. Detroit
18/Set. Indianapolis
19/Set. Chicago (maior pneu do mundo)
20/Set. Chicago
21/Set. Minneapolis
22/Set. Pierre (South Dakota)/Rapid City (Grand Rapids)
23/Set. South Dakota
24/Set. Bismarck (North Dakota)/Lake Sakakawea
25/Set. North Dakota/Teodore Roosevelt Park
26/Set. Montana
27/Set. Seattle (estadia)
28/Set. Seattle
29/Set. Oregon
30/Set. Oregon/Napa Valley
01/Out. San Francisco/Santa Barbara
02/Out. Los Angeles (estadia/pouso)
03/Out. Los Angeles
04/Out. San Diego
05/Out. Las Vegas (city tour)
06/Out. Las Vegas/Grand Canyon
07/Out. Aspen/Denver/Rocky Mountains
08/Out. Colorado Springs
09/Out. Estrada (route 66)
10/Out. Estrada (route 66)
11/Out. Dallas (Texas)
12/Out. Dallas/Memphis (Tennessee)
13/Out. Memphis (Elvis house)
14/Out. New Orleans (Louisiana)
15/Out. New Orleans
16/Out. Laredo (Texas)
17/Out. Monterrey (México)
18/Out. Guadalupe/Tampico (México)
19/Out. Veracruz (México)
20/Out. Oaxaca/Montealban (ruínas astecas)
21/Out. Coatzacoalcos (ruínas astecas)
22/Out. Yucatan
23/Out. Cancun (estadia)
24/Out. Cancun
25/Out. Belize (Belmopan)
26/Out. Belize
27/Out. Guatemala (vulcão Tikal)
28/Out. Guatemala
29/Out. El Salvador
30/Out. El Salvador
31/Out. Honduras
01/Nov. Honduras
02/Nov. Honduras
03/Nov. Manágua (Nicarágua)
04/Nov. Nicarágua
05/Nov. Costa Rica
06/Nov. Costa Rica
07/Nov. Panamá
08/Nov. Panamá
09/Nov. Barranquilla (Colômbia)
10/Nov. Colômbia
11/Nov. Quito (Equador)
12/Nov. Guayaquil (Equador)
13/Nov. Peru (Cuzco)
14/Nov. Peru (Machu Pichu)
15/Nov. Bolívia (La Paz)
16/Nov. La Paz/Arica (Chile)
17/Nov. Antofagasta (Chile)
18/Nov. Chile (Cordilheira dos Andes)
19/Nov. Cordillheira/Valparaíso (Chile)
20/Nov. Cordilheira/Santiago (Chile)
21/Nov. Cordilheira
22/Nov. Bariloche (Argentina)
23/Nov. Estrada
24/Nov. Terra del Fuego (divisa Chile/Argentina)
25/Nov. Estrada
26/Nov. Mar del Plata (Argentina)
27/Nov. Buenos Aires (Argentina) (estadia/pouso)
28/Nov. Buenos Aires
29/Nov. Montevidéu (Uruguai)
30/Nov. Uruguai
01/Dez. Brasil (Chuí)
02/Dez. Brasil/Rio Grande do Sul (estrada)
03/Dez. Brasil/Santa Catarina (estrada)
04/Dez. Brasil/Paraná (estrada)
05/Dez. Francisco Beltrão (Paraná) – 1ª etapa da chegada
06/Dez. Brasil/Paraná (estrada)
07/Dez. Brasil/São Paulo (estrada)
08/Dez. Ribeirão Preto (São Paulo) – etapa final da viagem

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo