Histórico

Brazil News, o pioneiro

Corria o ano de 1969, quando o jornalista Al Sousa (foto), conselheiro honorário do AcheiUSA, detectou que os imigrantes brasileiros nos Estados Unidos necessitavam de um meio de comunicação que pudesse manter vivos os laços com o nosso país natal. Foi assim que nasceu o Brazil News, o primeiro jornal comunitário brasileiros nos EUA, cuja fundação acaba de completar 40 anos.

A primeira edição foi distribuída em 7 de setembro, tendo na capa uma foto do jogo Brasil e Venezuela pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo do México. Mas o conteúdo interno estava recheado de informações sobre o dia-a-dia dos brasileiros na região de New York e New Jersey, exatamente como deve ser um jornal comunitário. Uma das matérias, por exemplo, falava sobre a necessidade de aquisição de livros em português para a biblioteca do Centro Brasileiro em Newark; uma outra comunicava o novo endereço do consultório do médico brasileiro, que atendia seus pacientes em Long Island.

“Todos os textos eram produzidos por mim, graças aos jornais e revistas que eu recebia do Brasil. Afinal, a Internet só viria muitos anos depois e até os telefonemas eram muito caros”, lembra Al Sousa, que na época trabalhava na Varig e se valeu do mailing da companhia aérea para ter acesso às informações.

Esta e outras histórias estarão na matéria/homenagem do AcheiUSA a Al Sousa e ao Brazil News, o pai de todas as mídias comunitárias brasileiras no exterior. E só para registro, o jogo retratado na primeira edição do Brazil News em 1969 foi 5×0 para o Brasil.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo