Histórico

Broward registra o 1º caso de dengue

Paciente é um adulto que contraiu o vírus da doença aqui mesmo no Condado

O vírus da dengue já se espalhou para os mosquitos de Broward. Agentes de saúde confirmaram que um homem, que não saiu do Condado nas últimas semanas, foi diagnosticado com a doença, que antes já havia atingido a região de Key West. Por conta disso, as autoridades locais prometeram agir rápido para combater o mosquito transmissor da doença. O paciente em questão, que não teve o seu nome revelado, já está completamente recuperado

A dengue era diagnosticada apenas em países ditos emergentes ou entre viajantes que retornavam de regiões tropicais, chega agora ao Primeiro Mundo. Segundo o médico Paul Thaqi, o caso de Broward serve de alerta para que os moradores tomem as precauções para evitar a doença, que pode ser fatal, especialmente se o paciente tiver outras complicações de saúde. Os sintomas são semelhantes aos de uma gripe forte: dor nas articulações e nos olhos, mal estar e perda de apetite.

Em Key West, pelo menos 53 casos foram registrados nas últimas semanas, inclusive o de uma mulher de Wilton Manors que visitou a ilha. O paciente de Broward, segundo a especialista Carina Blackmore, foi picado por um mosquito que certamente contraiu o vírus de alguém que viajou para as regiões afetadas, como o Caribe ou América do Sul. “O vírus pode ficar incubado por semanas”, explicou a médica, lembrando que o caso de Broward só foi detectado porque o Departamento de Saúde estava monitorando a doença em virtude das ocorrências em Key West.

Nunca é demais lembrar aos leitores acerca das medidas necessárias para evitar a proliferação do mosquito, que normalmente escolhe reservatórios de água limpa e parada para colocar seus ovos: evite pratos de vasos de plantas, caixas d’água mal tampadas, latas, garrafas, plásticos, cacos, pneus, piscinas sem tratamento da água, calhas etc. Não basta esvaziar o recipiente, é preciso esfregá-lo. Pneus velhos devem ser furados e guardados com cobertura ou recolhidos pela limpeza pública, bem como as garrafas pet e outros recipientes vazios. Vasos e baldes vazios devem ser colocados de boca para baixo. Limpe diariamente as cubas de bebedouros de água mineral e de água comum. Seque as áreas que acumulem águas de chuva. Tampe as caixas d’água. Velas de citronela ou andiroba e repelentes são paliativos: não eliminam o mosquito, apenas o mantêm distante por algum tempo. Coloque areia no prato das plantas ou troque a água uma vez por semana.

Em Palm Beach, as autoridades da Divisão de Controle de Mosquitos do Condado decidiram usar um helicóptero para combater os focos de procriação do inseto na região, que se proliferam com facilidade nesta época de chuvas. A aeronave vai cobrir uma área de 215 mil acres, de Boca Raton a Jupiter.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo