Mundo

Carro voador comprova que o futuro chegou

Veículo já passou por 100 testes e deve circular a partir de 2025

O Lilium Jet viaja a uma velocidade de 186 milhas/hora (Foto: Lilium/Divulgação)
O Lilium Jet viaja a uma velocidade de 186 milhas/hora (Foto: Lilium/Divulgação)

O futuro chegou… ou está logo à frente, em 2025. Uma fábrica alemã anunciou que dentro de cinco ou seis anos vai lançar oficialmente um carro voador. Trata-se do Lilium Jet, uma mistura de automóvel, que mais parece um avião e tem capacidades de helicóptero. O que importa é que a iniciativa vai revolucionar a forma como as pessoas se locomovem nas grandes cidades.

“Não existe nada como o Lilium Jet. Com design icônico e tecnologia pioneira, o veículo transforma em realidade a visão de um transporte totalmente elétrico. É o novo serviço de mobilidade para a era moderna e urbanizada”, descreve a fabricante em seu site. O Lilium Jet já passou por 100 testes e demonstrou autonomia para percorrer 190 milhas a uma velocidade de 186 milhas/hora. Isso significa que uma viagem de Boca Raton a Orlando (ambas na Flórida) poderia ser feita em uma hora, sem necessidade de recarga, levando cinco pessoas. Um detalhe é que o veículo é capaz de decolar e pousar verticalmente. 

A ideia da empresa é lançar o Lilium Jet como um aerotáxi, através de um sistema de aplicativos, a exemplo do Uber ou Lyft. A máquina é pilotada remotamente do solo, e a questão de segurança é uma das maiores preocupações da empresa alemã: os 36 motores elétricos localizados nas asas foram desenvolvidos obedecendo os mais rigorosos padrões europeus e americanos.

Vale lembrar que outras companhias já estão em está avançado na construção e nos testes de seus próprios carros do futuro. A Uber, por exemplo, planeja lançar o UberAir (com piloto) nos próximos anos. Da mesma forma, a startup americana Next Future Mobility (NFT) vai comercializar o seu carro voador, que recebeu o nome de Aska, também em 2025.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo