Imigração Notícias

Carteira de identidade para indocumentados se espalha em outras cidades de New Jersey

New York City já emitiu 400 mil cédulas de identidade que podem ser usadas por imigrantes indocumentados

O programa que beneficia os indocumentado com cédulas de identidade municipais (IDs) está sendo expandidos para outras cidades de New Jersey. A cidade de Roselle se prepara para se tornar a mais recente comunidade a adotar o documento e Perth Amboy, Highland Park e outras comunidades no Estado Jardim estão analisando programas similares. As cédulas de identidade já estão disponíveis em Newark, Asbury Park, Trenton, Freehold e nos condados de Mercer e Morris, entre outras localidades.

As cédulas, que apresentam dados básicos do portador, como nome, data do nascimento, fotografia, assinatura, entre outros, são essenciais para quem, por uma variedade de razões, não podem obter a carteira de motorista, passaporte ou outro documento emitido pelo governo. Os apoiadores do programa alegam que os IDs beneficiam qualquer pessoa nas comunidades, especialmente aqueles à margem da sociedade, como os moradores de rua, ex-presidiários, entre outros.

“Ajudar os indocumentados a se ajustarem na comunidade é “extremamente importante”, pois eles não podem obter a carteira de motorista”, disse Sara Cullinane do “Make the Road New Jersey”, um grupo defensor da imigração e direitos civis. Sem um ID, as pessoas não podem abrir uma conta bancária, acessar serviços governamentais ou, em alguns casos, receber descontos comerciais os quais são elegíveis.

A cidade de New Haven (Conn.) se tornou a primeira nos EUA a implantar o programa de ID municipal em 2007, depois que as autoridades reconheceram que os indocumentados, não podendo abrir contas em bancos, eram considerados “ATMs ambulantes” por ladrões, disse Lisa Wilson, funcionária do Estatísticas Vitais (VS). New Haven já emitiu cerca de 130 mil cédulas de identidade desde o início do programa, detalhou.

Em cidades com grande concentração de imigrantes, o apoio tem sido considerável. Seis meses depois de ser implantado, New York City já emitiu 400 mil cédulas de identidade durante o verão, informaram as autoridades. No Condado de Miami Dade o assunto está em discussão, porém, ainda não saiu do papel.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo