Estados Unidos

CDC alerta para aumento de casos de gripe nos EUA, com destaque para altos níveis na Flórida

O estado da Flórida ganha destaque, com altos níveis de atividade da gripe, contribuindo para a preocupação das autoridades de saúde

Temporada de gripe começou mais cedo esse ano. Foto: File Pic

A temporada de gripe nos Estados Unidos já está em andamento, com pelo menos sete estados relatando níveis significativos de doenças e casos aumentando em outras partes do país, alertam as autoridades de saúde. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) divulgaram novos dados na sexta-feira (17), destacando “atividade muito alta” em Louisiana e “alta atividade” na Flórida, Alabama, Georgia, Mississippi, New México e South Carolina. Também houve um aumento no Distrito de Columbia e em Porto Rico, onde as autoridades de saúde declararam uma epidemia de gripe no início deste mês.

O estado da Flórida ganha destaque, com altos níveis de atividade da gripe, contribuindo para a preocupação das autoridades de saúde. O Dr. William Schaffner, especialista em doenças infecciosas da Universidade Vanderbilt, expressou preocupação, observando que a temporada de gripe, que tradicionalmente aumenta em dezembro ou janeiro, começou mais cedo no ano passado e está avançando para novembro este ano.

Embora a temporada da gripe tenha sido moderada em algumas regiões, houve aumentos notáveis em áreas como a cidade de New York, Arkansas, California, Maryland, New Jersey, North Carolina, Tennessee e Texas. O Alaska, apesar de ter altos níveis de atividade da gripe há semanas, não divulgou dados na semana passada.

O rastreamento da gripe durante a temporada depende, em parte, de relatos de pessoas com sintomas semelhantes aos da gripe que buscam atendimento médico; entretanto, muitas infecções por gripe não são confirmadas em laboratório, e a presença de outros vírus respiratórios, incluindo a COVID-19, pode complicar o diagnóstico.

Este ano, a versão predominante do vírus da gripe tende a resultar em menos hospitalizações e mortes em idosos, o grupo mais afetado pela gripe. Até agora, o CDC estima pelo menos 780 mil casos de gripe, 8 mil hospitalizações e 490 mortes relacionadas à gripe, incluindo pelo menos uma criança.

A eficácia das vacinas contra a gripe ainda não está completamente clara, mas as vacinas foram projetadas para abranger as cepas de gripe que estão circulando. Os dados atuais do CDC indicam que, nos EUA, cerca de 35% dos adultos e 33% das crianças foram vacinados contra a gripe, mostrando uma queda em relação ao ano passado em ambas as categorias. Apesar disso, as taxas de vacinação contra a gripe superam as dos vírus respiratórios como a COVID-19 e o VSR, destacando a importância contínua da vacinação na luta contra doenças respiratórias sazonais.

*com informações do Local 10 News

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo