Histórico

Cenas Culturais por Vanuza Ramos

Gianni Mendes
Gianni Mendes. O nome é a pura expressão do seu talento: um mescla de culturas. Gianni, 29 anos, nasceu em São Paulo, mas cresceu na Europa, onde se influenciou pela música espanhola. O jovem gravou um CD na Espanha, em 2002, chamado ‘Colores’, e que mistura os sons brasileiros com a música flamenca. “O CD é uma mistura de várias cores, várias culturas e vários sons, por isso dei esse nome”, explica o jovem paulista. A guitarra flamenca é sua paixão e seu ponto forte. Agora morando em Miami, Gianni grava seu segundo trabalho, esse com um gostinho especial porque traz somente composições do próprio brasileiro, com letras em espanhol e português. Para ouvir um pouco da música de Gianni basta conferir a sua página no Facebook.

Matuto Band
Quem é fã do mangue beat tem a obrigação de conferir o trabalho dessa banda norte-america, que se deixou influenciar pelos ritmos nordestinos. Matuto Band – o nome já denuncia a influência e, no palco, os instrumento vistos reafirmam a proposta inusitada: violino, sanfona, guitarra e flauta. A banda é lidera por Clay Ross, americano, que ama a música brasileira (what’s new? rsrsr). Ele mesmo define a fusão como resultado da sua paixão pela música alternativa nordestina – o mangue beat, especialimente -, que já deu ao cenário musical brasileiro nomes como Chico Science e Nação Zumbi, Silvério Pessoa, Cabruêra, Jorge Cabeleira e o Dia em Que Seremos Todos Inúteis, Mestre Ambrósio, Cascabulho, Sheik Tosado, Devotos do Ódio etc.
Matuto Band está sediada em New Iorque e promete para breve uma apresentação na Flórida. Vocês podem conferir o som alternativo do grupo no site www.clayross.com.

Cabruêra
Outra excelente banda que vale a pena escutar é a Cabruêra. Mas preparem os ouvidos. Misturando forró, ciranda, maracatu, jazz, baião e tantos outros estilos, a música da Cabruêra só é indicada para quem tem mente e ouvidos abertos à novas experiências. Vários vídeos podem ser encontrados no Youtube, com destaque para o ‘Forró Esferográfico’. Mais informações no site www.myspace.com/cabrueramusic.

Divulge seu trabalho
Se você também desenvolve algum trabalho cultural ou artístico e gostaria de divulgar neste espaço, envie seu material para vanvanramos@hotmail.com. Telefone para contato: 954-226-8261.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo