Negócios

Cervejaria Heineken anuncia $183 milhões em expansão no Brasil

Cerveja holandesa tem tido uma resposta muito positiva por parte dos brasileiros; empresa afirma ter 22% do mercado brasileiro

Heineken vai investir mais de 800 milhões de reais em fábrica do Paraná (Foto Divulgação Heineken)
Heineken vai investir mais de 800 milhões de reais em fábrica do Paraná (Foto Divulgação Heineken)

A cerveja holandesa Heineken caiu no gosto dos brasileiros. A empresa anunciou esta semana que vai fazer uma grande expansão na capacidade de produção de sua cervejaria em Ponta Grossa (PR), em um investimento de 865 milhões de reais ($183 milhões de dólares) a ser aplicado entre este ano e 2021. As informações são da Reuters.

No Brasil, além da Heineken, posicionada no segmento premium, e da Amstel, no segmento “mainstream”, a cervejaria holandesa tem rótulos econômicos como Glacial e Kaiser, também produzidas em Ponta Grossa. A Heineken afirma atualmente ter 22% do mercado nacional.

A fábrica do Paraná é terceira maior da Heineken no Brasil e terá a capacidade ampliada em 75%. “Estamos antecipando em um ano todos os investimentos de nosso plano estratégico. O Brasil é um mercado-chave para nós, representa um volume muito grande”, disse o presidente-executivo da Heineken no Brasil, Mauricio Giamellaro, ao ser questionado sobre o momento para realização do investimento, marcado por um ainda fraco crescimento da economia e fortes turbulências internacionais.

“Um investimento como este não se toma pensando no curto prazo. As duas marcas (Heineken e Amstel) estão crescendo muito aceleradamente no país. A categoria de cervejas no Brasil é extremamente grande. Tem um mercado enorme e consumidores novos entrando na categoria”, disse o executivo. “Basicamente estamos fazendo uma nova cervejaria”, acrescentou.

Em fevereiro, a Heineken, segunda maior cervejaria do mundo, afirmou que os volumes de venda de cerveja do grupo subiram 4,1% no quarto trimestre, puxados por avanços mais fortes no Brasil, Camboja e Vietnã. A Heineken também afirmou na ocasião que o Brasil atualmente é o maior mercado da marca no mundo, na frente de Estados Unidos e da Europa.

O crescimento da Heineken no Brasil tem reduzido a distância para a líder de mercado Ambev, algo acelerado após ter acertado em 2017 a aquisição das operações da japonesa Kirin no país por 1,2 bilhão de dólares. Na época, o negócio dobrou a participação da empresa no mercado brasileiro, para quase 20%.

Segundo ele, um dos grandes objetivos na ampliação da cervejaria no Paraná é o lançamento de novos produtos, incluindo a versão sem álcool da Heineken, que começará a ser vendida no país no segundo trimestre. “Muito do investimento será destinado à Heineken 0,0”, disse o executivo.

O produto já é vendido no México e em mais de 50 países. “Até hoje, cerveja sem álcool era um mercado de nicho. Vamos criar um mercado novo para a cerveja 0,0”, disse Giamellaro, acrescentando que o produto será vendido na mesma faixa de preço da Heineken com álcool.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo