Ciência e Tecnologia

Chuva de meteoros Perseidas 2022: quando, onde e como ver

As Perseidas são uma das chuvas de meteoros mais populares do ano

As Perseidas são causadas pela passagem da Terra por detritos deixados para trás pelo cometa Swift-Tuttle, que passou perto da Terra em 1992 (Foto: Flickr)
As Perseidas são causadas pela passagem da Terra por detritos deixados para trás pelo cometa Swift-Tuttle, que passou perto da Terra em 1992 (Foto: Flickr)

A chuva de meteoros Perseidas (também conhecida como Perseidas) cumprimenta os observadores de estrelas todos os anos, de meados de julho até o final de agosto. Este ano, a chuva atingirá o pico entre 11 e 12 de agosto, de acordo com a American Meteor Society (AMS).

As Perseidas são causadas pela passagem da Terra por detritos – pedaços de gelo e rocha – deixados para trás pelo cometa Swift-Tuttle, que passou perto da Terra em 1992. As Perseidas atingem o pico quando a Terra passa pela área mais densa e empoeirada em 11-12 de agosto. Anos sem luar apresentam taxas mais altas de meteoros por hora e, em anos de explosão (como em 2016), a taxa pode estar entre 150 e 200 meteoros por hora.

As Perseidas de 2022 não serão tão espetaculares quanto em 2021, devido à lua cheia iluminando o céu.

Chuvas de Meteoro Perseida: Fatos Rápidos

— Quando: 14 de julho a 24 de agosto

— Pico: 11 a 12 de agosto

— Cometa de origem: 109P/Swift-Tuttle

— Taxa horária zenital (ZHR): 100

(O número de meteoros que um único observador veria em uma hora de pico de atividade com um céu claro e escuro e o radiante no zênite).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo