Um estudante de doutorado e fotógrafo está pedindo indenização de 1 milhão de dólares ao governo dos EUA após ter sido preso e mantido sob custódia por mais de 24 horas. Job Garcia, 37 anos, filmava uma operação do ICE em uma loja do Home Depot, em Los Angeles, no mês passado, quando foi imobilizado com violência por agentes federais e levado sem justificativa legal, segundo o grupo jurídico Mexican American Legal Defense and Educational Fund (MALDEF).
A organização afirma que Garcia, que é cidadão americano, estava no estacionamento em Hollywood, onde trabalha como entregador, quando viu a abordagem a trabalhadores e começou a gravar o acontecimento. Ele e outras pessoas presentes no local teriam instruído um motorista de caminhão, cercado por agentes da Border Patrol, para que não abrisse as janelas nem dissesse nada. Todos os detidos durante a operação aparentavam ser de origem latina, segundo a entidade, que acusa os agentes de motivação racial.
O caso pode resultar em processo civil contra ICE, Border Patrol, CBP e outras agências do Department of Homeland Security. A carta enviada ao governo alega violação de direitos constitucionais, como liberdade de expressão, proteção contra prisões arbitrárias e direito ao devido processo. Garcia foi liberado sem audiência ou qualquer notificação judicial. Até o momento, nenhuma ação foi protocolada na Justiça.
O DHS respondeu, por e-mail, que Garcia teria agredido verbal e fisicamente um agente, justificando a sua prisão. A porta-voz Tricia McLaughlin reforçou o posicionamento da secretária Kristi Noem de que qualquer agressão contra agentes será punida com rigor.
Com informações da NBC News.