Circulando Comunidade Jorge Nunes

Circulando

Cristiane Martins, na festa de 15 anos da Fundação Vamos Falar Português (Reprodução/Facebook)
Cristiane Martins, na festa de 15 anos da Fundação Vamos Falar Português (Reprodução/Facebook)

Quinze anos promovendo o português nos Estados Unidos

O ano marcou também o aniversário de quinze anos de uma das mais importantes instituições promotoras da cultura brasileira nos Estados Unidos, a Fundação Vamos Falar Português (VFP). Criada e comandada pelo casal Cristiane e André Martins, a VFP tem sido uma gigante no esforço de preservar nas crianças filhas de brasileiros nos EUA o gosto pela língua portuguesa, pelos costumes e cultura brasileiros. Graças à competência do casal e de seus colaboradores, o esforço valeu a pena, e a VFP hoje conta com diversos núcleos espalhados pelo estado da Flórida, e já se prepara para estender seu projeto de brasilidade por todo cantinho americano onde houver um brasileirinho-americano aguardando o aprendizado da língua de seus antepassados. Os quinze anos da VFP foram comemorados com uma bela festa nas dependências da Olympus International Academy, novo projeto do casal Martins, que envolve a criação de escolas “charter” para crianças de 2 a 15 anos, onde o ensino do português é reforçado no currículo. A festa, em Boca Raton, teve a presença de amigos, colaboradores e patrocinadores da VFP, mas o que mais emocionou mesmo foi a perfomance das crianças da escola, coreografadas e cantando tradicionais músicas de Natal brasileiras. Parabéns, amigos da Fundação Vamos Falar Português. 

Brazil News, 50 anos

Primeira página do Brazil News, lançado em 7 de setembro de 1969, em Newark e New York (Reprodução)
Primeira página do Brazil News, lançado em 7 de setembro de 1969, em Newark e New York (Reprodução)

Antes que o ano termine, é preciso fazer um importante registro histórico. Há 50 anos, no dia 7 de setembro de 1969, era fundado em New York o que é considerado o primeiro jornal comunitário brasileiro nos Estados Unidos, o Brazil News. Os fundadores Álvaro Raymundo de Sousa (que depois mudaria para Miami, onde se tornou o popular Al Sousa da Varig) e Abraão Udler foram pioneiros do jornalismo brasileiro nos Estados Unidos, com a ajuda do jornalista Jorge Milton Moreira Nunes que, do Brasil, mandava notícias da Agência Nacional pelo correio, única forma de comunicação de textos possível numa época em que o computador pessoal não existia, e a Internet muito menos. O BN durou poucos meses, sem uma base de anunciantes que o sustentasse, mas manteve a pedra fundamental. Pessoalmente, como sobrinho e filho de Álvaro e Jorge, respectivamente, tenho grande orgulho de ter retomado com o AcheiUSA o caminho interrompido por esses dois sonhadores. Fica o registro.

A volta do Prêmio AcheiUSA de Literatura

O AcheiUSA reeditará em 2020 o concurso literário que durante muitos anos promoveu em suas páginas. O Prêmio elege, através de uma Comissão Julgadora escolhida entre profissionais do ensino, escritores e jornalistas locais, os melhores trabalhos literários de brasileiros residentes no Exterior. Cada ano um estilo diferente é promovido, entre contos, crônicas, poesias etc., e em 2020 vamos premiar o melhor ensaio com o tema “O Que o Brasil Representa Para Mim”. Aguarde a publicação do edital do Prêmio durante o primeiro trimestre de 2020. Os três primeiros colocados repartirão $1,750 em prêmios, sendo $1 mil para o primeiro, $500 para o segundo e $250 para o terceiro. Os trabalhos vencedores também serão publicados no AcheiUSA. A inscrição é grátis.

No melhor sentido do espírito de Natal

George Halas com voluntárias na assistência aos idosos do Maria Nursing Home (Arquivo pessoal)
George Halas com voluntárias na assistência aos idosos do Maria Nursing Home (Arquivo pessoal)

Todos os anos o empresário George Halas, proprietário da agência de viagens Newporte Ticket Travel (newporteticket.com), prepara dezenas de sacolas com presentes para os idosos da Villa Maria Nursing Home, em Miami. Há sete anos ele se empenha pessoalmente para levar algum alento para quem mais precisa nessa época do ano. Com a ajuda de amigos, George prepara kits com artigos de higiene – produtos para barba, hidratantes, cremes, sabonetes, xampu -, vestuário, maquiagem e outros, que entrega para homens e mulheres do abrigo, conforme a necessidade. “Todos os anos, os idosos colocam na árvore de Natal do abrigo os pedidos que, na maioria das vezes são de coisas simples, do dia a dia, mas que eles não têm acesso. Muitos vivem lá solitários, sem família e amigos, por isso nosso trabalho nesta época do ano faz muita diferença na vida deles”, diz Halas.

O notável museu de Edirson Paiva

Edirson Paiva, o incansável diretor-presidente do jornal Brazilian Times, de Massachusetts, acaba de criar o projeto Museu do Imigrante Brasileiro, onde ele pretende reunir tudo que tenha tido importância significativa na história dos imigrantes brasileiros nos Estados Unidos. O colega, que já contribuiu para essa história com a fundação da Community Heritage Foundation e o prêmio Notáveis, além de seu próprio jornal, busca donativos para a realização do projeto através de uma campanha pelo Facebook. Além de donativos, Paiva pede aos brasileiros que mandem sugestões de material para compor o museu. Para colaborar, basta visitar o perfil de Paiva na rede social (facebook.com/edirsonp), buscar pelo Museu e fazer sua doação. A Community Heritage Foundation é uma instituição sem fins lucrativos, registrada em Somerville, Massachusetts.

Luck traz luck para a Rádio AcheiUSA

Luck Veloso (Reprodução/Facebook)
Luck Veloso (Reprodução/Facebook)

O website da Rádio AcheiUSA (radioachei.com) tem novo comandante. O multimídia Luck Veloso assumiu a direção de conteúdo do website, onde são postadas diariamente notícias sobre o melhor da música popular brasileira, tanto a mais tradicional quanto contemporânea e de vanguarda. A Rádio AcheiUSA tem uma programação exclusivamente voltada para o melhor da MPB de todos os tempos, intercalada com alguns programas dedicados a outros gêneros, como o Diversidade Cult, em parceria com a radiocultfm.com, do Rio de Janeiro, apresentado por Jamari França, e On The Rocks, apresentado por Jarbas Beznos e este colunista. Desde que se definiu pela qualidade musical em sua programação, a Rádio AcheiUSA vem conquistando audiência. Nos últimos 30 dias, foram mais de 2,3 mil ouvintes, de 95 países, que acompanharam nossa programação, um número significativo para uma webrádio alternativa e segmentada como a AcheiUSA. Luck junta-se a Marcos Oliveira e Rafael Nimoi na equipe da rádio que vem inovando na transmissão radiofônica pela Internet.

Um casal com propósitos

Débora e Silair Almeida: 34 anos de casados (Reprodução/Facebook)
Débora e Silair Almeida: 34 anos de casados (Reprodução/Facebook)

Débora e Silair Almeida, o casal que comanda a equipe da Primeira Igreja Batista da Flórida, completaram 34 anos de casados. A PIB-Flórida, como é conhecida, é uma igreja evangélica diferenciada, que se preocupa em colocar em prática as ideias cristãs sem deixar de lado suas atividades devocionais e compromissos comunitários. Com projetos sociais associados a instituições como a Global Assistance Foundation e a Volunteer Emergency Relief (VER), a PIB realiza importantes trabalhos de assistência em lugares com comunidades de extrema carência, como Haiti e Amazônia. “Uma Igreja com Propósito” é o seu lema, e a PIB é uma prova de que ação e devoção podem trabalhar juntas na missão de diminuir as injustiças e desigualdades do mundo. Parabéns, Débora e Silair. Que tenham muita saúde para continuarem juntos e com seu brilhante trabalho por mais muitos anos.

A força de Carlos Wesley

Carlos Wesley
Carlos Wesley

Com nossa editora-chefe, Ana Paula Franco, em licença-maternidade até fevereiro de 2020 por conta da chegada do pequeno Thomas F. Sirak, assumiu a cadeira o experiente jornalista carioca Carlos Wesley, ele próprio nosso editor por muitos anos. Com passagem por redações de grandes jornais do Rio de Janeiro, como O Globo e Jornal do Brasil, Wesley trouxe uma força fundamental para a nossa desfalcada redação neste final de ano. Além do trabalho como jornalista, Wesley também se dedica a buscar por todo país doadores de medula óssea para o banco de dados da Fundação Icla da Silva, voltada para a identificação de doadores compatíveis para pessoas com enfermidades da medula óssea.

K-BEL em Noronha

K-BEL e Taiara
K-BEL e Taiara

O cantor, compositor, produtor e multi-instrumentista K-BEL, marido da colunista Taiara Desirée, é uma das atrações deste ano na concorrida festa de Réveillon que acontece na Pousada do Zé Maria, em Fernando de Noronha. K-BEL fez sucesso em Portugal, onde uma de suas músicas, “Arms of Love”, em parceria com Karla Aponte, foi trilha sonora de um casal-personagem de um reality show na Terrinha.

Boas festas e um 2020 com muita saúde, paz e harmonia.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo