Esportes

Começam os Jogos Paralímpicos no Rio

Cerimônia de abertura no Maracanã encantou o mundo pela originalidade

Delegação brasileira na abertura da Paralimpíada do Rio
Delegação brasileira na abertura da Paralimpíada do Rio

DA REDAÇÃO – Exatamente 17 dias depois de dar adeus aos Jogos Olímpicos, o Rio de Janeiro deu início aos Jogos Paralímpicos na quarta-feira (7/9). A cerimônia de abertura durou quase quatro horas. Cerca de 50 mil pessoas lotaram o Maracanã, em um evento recheado de samba, alegria e protesto.

O espetáculo foi dirigido pelo escritor e dramaturgo Marcelo Rubens Paiva, teve ainda as mãos do artista plástico Vik Muniz e do designer Fred Gelli. O destaque foi a capacidade de superação dos atletas que são portadores de deficiência visual, física, intelectual ou paralisia cerebral.

Os momentos mais comemorados pelos presentes foram a roda de samba montada no meio do estádio, o cadeirante que deu um “mortal” na abertura da cerimônia, o mascote Tom vestido de Gisele Bunchen, a passagem da delegação brasileira e o coração que “pulsou” no meio do palco.

Teve espaço ainda para vários protestos. O presidente Michel Temer foi vaiado ao declarar aberto os Jogos e até mesmo o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Nuzman, ao citar o apoio dos governos federal, estadual e municipal na realização dos Jogos Paralímpicos.

A competição seguirá até o dia 18 de setembro. Ao todo, serão 4.350 atletas de 176 países disputando 22 modalidades esportivas. O Brasil contará com 287 atletas, sendo 185 homens e 102 mulheres.  Nesta edição, a canoagem e o triatlo estreiam nos Jogos Paralímpicos. (As informações são do site metrópoles.com).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo