Notícias

Condado da Flórida assina acordo de cooperação com o ICE

Policiais do condado de Pinellas – que inclui cidades como Clearwater e Saint Petersburg – serão treinados por agentes do ICE

Policiais serão treinados para cooperar com o ICE
Policiais serão treinados para cooperar com o ICE

Dez dias depois de parlamentares da Flórida aprovarem uma lei para banir cidades “santuário’ da Flórida, o Pinellas County Sheriff’s Office assinou um acordo de cooperação com o U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE), na segunda-feira (6).

O sheriff do condado de Pinellas – que inclui cidades como Clearwater e Saint Petersburg – Bob Gualtieri e outros dez chefes de polícia da região concordaram em colaborar com a agência federal para prender imigrantes indocumentados.

O acordo prevê o treinamento e certificação de policiais para entregarem indivíduos detidos por qualquer tipo de crime aos agentes de imigração. A ideia principal é que a polícia local entregue os imigrantes ao ICE, antes que eles sejam liberados da prisão.

“As políticas que limitam a cooperação com o ICE minam a segurança pública, impedem a agência de executar sua missão federal e aumentam os riscos para os policiais forçados a realizar prisões gerais em locais inseguros”, disse o diretor do ICE em exercício, Matthew Albence. “O programa protegerá as comunidades de estrangeiros criminosos, que ameaçam populações vulneráveis com violência, drogas e atividades de gangues, permitindo que as jurisdições parceiras tenham a flexibilidade de fazer prisões de imigração em suas prisões ou instalações correcionais”.

Hillsborough fora do acordo

O sheriff do condado de Hillsborough – onde fica a cidade de Tampa – Chad Chronister se recusou a assinar o acordo. “Embora isso possa parecer ser uma solução apropriada ou necessária para outras jurisdições, acredito que nossa participação em programas de imigração como esses poderia desencorajar as vítimas a se manifestarem, o que contraria nosso objetivo”, disse o policial.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo