Comunidade

Consulado alerta para que turistas fiquem atentos a seus documentos e pertences

O Consulado-Geral registra, com frequência, relatos de viajantes brasileiros que tiveram pertences e documentos furtados durante sua estada na Flórida

Redobre a atenção com documentos e pertences (Foto: Consulado-Geral do Brasil em Miami)
Redobre a atenção com documentos e pertences (Foto: Consulado-Geral do Brasil em Miami)

O Consulado-Geral do Brasil em Miami alerta turistas brasileiros para que redobrem o cuidado com seus pertences e documentos quando visitarem a Flórida. Em 2017 (últimos números divulgados), o Consulado tomou conhecimento de 245 furtos a turistas brasileiros. Em 2016, foram 269 furtos. As cidades com o maior número de casos são Miami, Orlando e Miami Beach. Boa parte dos furtos acontece em estacionamentos de shoppings, supermercados e restaurantes.

No entanto, os números de furtos registrados indicam que a incidência é pequena em face do volume absoluto de visitantes brasileiros na Flórida. Segundo dados do Visit Florida, em 2018, o número de visitantes subiu 8% e mais de um milhão e cem brasileiros visitaram o Sunshine State no ano passado. 

O Consulado recebe, quase que diariamente, turistas brasileiros que perderam ou tiveram o passaporte roubado. Essa situação é sempre problemática para o viajante, por isso, o melhor a fazer é prevenir. Confira as dicas abaixo:

– Jamais deixe seus pertences pessoais dentro do carro, incluindo o passaporte.

– Não deixe seus pertences sem sua supervisão direta ao frequentar locais movimentados.

– Não coloque seu passaporte no compartimento de bagagens do avião, carregue-o sempre junto com você.

– Não entregue seus pertences a estranhos. Ao experimentar roupas em lojas, não deixe o vendedor guardar seus pertences.

– Ao sair de qualquer estabelecimento ou meio de transporte, veja se está com seus pertences e documentos.

– Use bolsas internas presas ao corpo, conhecidas como doleiras, para carregar seu passaporte.

– Tenha cuidado com cofres de hotel, que podem ser abertos facilmente.

– Leve originais e cópias autenticadas de outros documentos de identificação, além do passaporte. Com isso é possível emitir um novo documento de viagem no caso de perda ou roubo do passaporte. Recomenda-se também manter uma foto do seu documento de identificação em uma conta de e-mail que possa ser acessada facilmente.

Perdeu ou teve seu passaporte roubado? Saiba o que fazer:

1- No caso de roubo, contate a polícia local e registre uma queixa (“file a report”). Quando se trata de simples perda ou extravio de objetos e/ou documentos, a polícia local normalmente não faz boletim de ocorrência.

2- Compareça ao Consulado-Geral em Miami e comunique o ocorrido para solicitar uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB). O documento é gratuito e fica pronto no mesmo dia. Para mais informações sobre a emissão da ARB, consulte nosso site: http://miami.itamaraty.gov.br

3- Ao voltar para o Brasil, comunique o fato também às autoridades policiais brasileiras e aos órgãos emissores dos documentos furtados.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo