Mundo

Conversas com Irã sobre programa nuclear serão retomadas em período aceitável, diz UE

EUA e União Europeia querem acelerar a aproximação com Teerã para controlar o enriquecimento de urânio

Reunião entre representantes da UE e do Irã em Viena em abril de 2021 (Foto: Divulgação via REUTERS)
Reunião entre representantes da UE e do Irã em Viena em abril de 2021 (Foto: Divulgação via REUTERS)

As conversas entre o Irã e potências mundiais para reativar um acordo nuclear de 2015 serão retomadas “em breve”, disse o chefe de política externa da União Europeia, Josep Borrell, nesta quinta-feira (30), enquanto Teerã disse estar avaliando as rodadas de negociações anteriores.

Falando em uma coletiva de imprensa em Doha, capital do Catar, Borrell se referia às conversas indiretas entre Teerã e Washington em Viena, que começaram em abril e foram adiadas dois dias depois de o clérigo linha-dura Ephraim Raisin vencer a eleição presidencial iraniana, em junho.

Em comentários traduzidos para o árabe pela televisão Al Jazeera, Borrell disse acreditar nas negociações que visam levar Irã e Estados Unidos a voltarem a cumprir plenamente o acordo recomeçarão “dentro de um período de tempo aceitável”.

Desde que o ex-presidente norte-americano Donald Trump descartou o pacto três anos atrás e reativou sanções contra o Irã, Teerã reabastece seu estoque de urânio enriquecido, enriquece-o em altos níveis de pureza físsil e instala centrífugas avançadas para acelerar a produção.

O presidente dos EUA, Joe Biden, almeja restaurar o acordo, mas as partes discordam sobre quais medidas precisam ser tomadas e quando. As principais questões são quais limites nucleares o Irã aceitará e quais sanções os EUA suspenderão.

Potências ocidentais pedem que o Irã volte às negociações e dizem que o tempo está se esgotando, já que seu programa nuclear está avançando muito além dos limites determinados pelo acordo. 

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo