O custo de creche nos Estados Unidos aumentou 29% entre 2020 e 2024, de acordo com um novo relatório da organização Child Care Aware of America. Em 2024, o valor médio nacional para colocar uma criança numa creche foi de $13.128 — o equivalente a 35% da renda de um lar chefiado por apenas uma pessoa adulta. Em 49 estados e no Distrito de Columbia, pagar por creche para duas crianças custa mais do que o aluguel médio, e em 45 estados, esse valor supera prestações do mortgage. Em 41 estados e DC, uma vaga na creche para um bebê ultrapassa o valor da anuidade de uma universidade pública estadual.
Esse cenário acontece enquanto a taxa de natalidade nos EUA continua em queda. Dados dos CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças) mostram que, em 2024, a taxa de fertilidade era de 54,6 nascimentos por mil mulheres em idade reprodutiva — praticamente estável em relação ao recorde negativo de 2023, e bem abaixo dos níveis históricos. E um levantamento do U.S. Department of Health and Human Services aponta que, entre 2010 e 2023, a taxa de natalidade caiu 17%. A avaliação final é de que custos crescentes com saúde e cuidado infantil influenciam na decisão de adiar ou até mesmo de não ter filhos.
Diante desse quadro, o governo está estudando medidas para tentar reverter essa tendência, incluindo o “bônus bebê” de $5 mil por nascimento. E há discussões no Congresso sobre a ampliação do Child Tax Credit, crédito tributário temporariamente ampliado em 2017, que expira no fim de 2025. Parlamentares de ambos os partidos têm demonstrado apoio à ideia de reforçar o benefício como um jeito de aliviar o peso financeiro para as famílias.
Embora o número de creches e cuidadores familiares tenha crescido desde 2020, a demanda ainda supera a oferta. Profissionais da área recebem em média $33 mil por ano — valor que é considerado baixo, diante da responsabilidade do trabalho. Segundo o relatório, o custo elevado para os pais, somado aos salários baixos dos cuidadores, deixa evidente a necessidade de uma política pública mais estruturada.