Histórico

De olho nos infratores

Broward terá câmeras de segurança para monitorar os sinais de trânsito

Algumas cidades de Broward já decidiram instalar câmeras de monitoramento de trânsito para punir os motoristas que ultrapassam o sinal vermelho. A medida, já aprovada pelas prefeituras de Hallendale Beach e Pembroke Pines, deverá ser ampliada para Fort Lauderdale, Hollywood e Sunrise, entre outras. Em todo o estado já são 15 as cidades que usam o recurso para punir infratores e, em todo o país já são pelo menos 300 comunidades em 25 estados que lançaram mão das câmeras de monitoramento. Em Fort Lauderdale, os ‘commissioners’ já se preparam para elaborar uma lei nesse sentido, pois – de acordo com estudos – as câmeras inibem o avanço de sinal vermelho em até 50%. A iniciativa, na opinião de especialistas, reduziria muito o número de batidas nos cruzamentos da cidade, onde no ano passado aconteceram 28 acidentes, na média diária, que mataram 23 pessoas no total.

Vale lembrar que há uma diferença básica quando a multa é emitida a partir da imagem da câmera: a infração é creditada ao dono do carro e não ao eventual motorista que esteja ocupando o volante naquele momento.

O alto custo de vida é o principal motivo apontado por especialistas para explicar a debandada da população do sul da Flórida. De acordo com o censo, Broward e Palm Beach perderam 17.238 residentes em 2007, sendo que o êxodo foi registrado em 53 das 69 cidades dos dois condados.

“Isso já era esperado”, afirma Jim Murley, diretor de um centro de pesquisa da Florida Atlantic University, em Boca Raton. Para ele, as principais razões para o fenômeno são os preços exorbitantes na região, em especial das residências e taxas imobiliárias. Outros especialistas concordam, mas não descartam outros fatores para explicar a saída da população, entre eles a falta de trabalho e o retorno à terra natal de muitos imigrantes que moravam nesta parte do estado. “Mas acredito que em pouco tempo e com o mercado imobiliário se normalizando, tudo volte ao que era antes”, disse o empresário Nat Roberts.

Êxodo em Broward

Em Broward, as áreas que mais sofreram com o êxodo foram Coral Springs, Pembroke Pines e Hollywood, que juntas registram a saída de quase 5.800 moradores. As três estão entre as 10 cidades americanas que mais perderam população em termos percentuais no ano de 2007. Pompano Beach também teve uma perda considerável (777) e, no condado, apenas Miramar (880), Parkland (774), Coconut Creek (201) e Lighthouse Point (8) experimentaram um aumento no número de residentes. Já em Palm Beach, Boca Raton foi a número um da lista, com 482 moradores deixando a cidade.

Richard Ogburn, do conselho de planejamento do sul da Flórida, não se assusta com os números, pois acha que as cidades que lideraram este quesito no censo foram justamente aquelas cujas populações mais cresceram nesta década. “As estatísticas devem ser analisadas na perspectiva certa”, argumentou. De fato, a população de Palm Beach aumentou cerca de 13% desde 2000, enquanto que o índice da de Broward superou os 10%. “Não há motivo para alarde. Na verdade, o que o censo demonstrou foi uma boa coisa, pois isso significa menos trânsito nas ruas e menos gente usando água”, contemporizou Angelo Castillo, um ‘commissioner’ de Pembroke Pines.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo