Histórico

Demora para green card pode levar décadas

Fila de espera para a residência permanente pode chegar a 22 anos em muitos casos

Um estudo divulgado pela National Foundation for American Policy (NFAP) revelou que imigrantes qualificados aguardam mais de cinco anos para obter o cobiçado greencard, enquanto alguns cidadãos que a desejam para um parente devem esperar 22 anos ou mais.

“Infelizmente, estas longas esperas e perturbações têm conseqüências adversas para nossa economia e para a competitividade global americana, assim como para as famiíias que sofrem longas separações”, disse Stuart Anderson, um dos autores do relatório intitulado “Imigrantes legais: esperando por uma vida”.

“A menos que o Congresso atue, talvez vá chegar o dia em que estudantes internacionais promissores e destacados científicos e engenheiros nascidos no exterior decidam que os Estados Unidos já não são mais a terra das oportunidades para eles”, acrescentou Anderson.

Por que a demora – As longas demoras devem-se ao fato de que o número de solicitações para um visto de imigrante superar o número de vistos disponíveis administrado pelo departamento de Estado.

O Centro Nacional de Vistos, instância encarregada de regulamentar as 200 mil residências autorizadas pelo Congresso para cada ano fiscal, entrega os documentos de acordo com o grau de preferência, que segue a ordem descendente: cônjuges, filhos menores de idade solteiros, filhos maiores de idade, pais e irmãos.

E a data da entrevista no serviço de imigração para receber a permissão de entrada e a permanência é marcada de acordo com a data na qual foi apresentada a solicitação de residência.

Analisam mudanças – A Câmara Alta do Senado discute uma reforma imigratória que, entre outras modificações, poderá autorizar uma mudança que aumente as quotas de vistos de imigrante para familiares de cidadãos americanos e para trabalhadores solicitados pelas empresas.

Segundo o plano do líder da maioria republicana no Senado, Bill Frist (Tennessee) e os desejos do presidente George W. Bush, a reforma será votada pelo plenário antes de 29 de maio.

A versão aprovada pelo Senado será logo enviada, juntamente com a versão da Câmara Baixa (HR 4437), que aprovou em 16 de dezembro, ao Comitê de Conferência, instância que fundirá os dois projetos e redigirá uma versão final.

As intermináveis esperas – Conforme o estudo, os filhos de americanos têm uma espera de 11 ou 12 anos antes de poder emigrar para os Estados Unidos. Um filho solteiro maior de 21 anos de um cidadão americano deve esperar uns seis anos. O estudo também revelou que as esperas de profissionais e trabalhadores altamente qualificados para obter um visto de imigrante pioraram consideravelmente nos últimos anos, e atualmente supera os cinco anos.

Alguns setores expressaram preocupação em relação ao fato de que os indocumentados alcancem a residência antes do que aqueles que estão há anos esperando por um visto disponível.

O presidente Bush reiterou nesta segunda-feira(22), durante um discurso à nação, que se o Congresso permitir a legalização de indocumentados, estes irão para o final da fila para obter a residência permanente nos Estados Unidos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo