Histórico

Departamento de Educação Cultural de Palm Beach reúne famílias de brasileiros

Heliana Deweese

Um jantar tipicamente brasileiro na Olympic Heights High School, na próxima terça-feira, dia 9, reunirá pais e alunos em uma grande confraternização, que pretende ser ao mesmo tempo um aprendizado e uma oportunidade para a troca de experiências entre as famílias brasileiras. O jantar será servido pelo Restaurante Picanha Brasil e acontecerá das 5:30pm às 8:30pm. Esta é a sexta edição do encontro, que é promovido anualmente pelo Departamento de Educação Multicultural do Palm Beach School District.

A carioca Daniela Kiralyhegy ocupa o cargo de Social Services Portuguese Facilitator no Distrito Escolar do condado de Palm Beach, desde janeiro de 2012. A função da profissional é a de facilitadora e intermediadora multicultural em português, entre a escola e as famílias brasileiras, cujos filhos estão matriculados na rede pública.

Segundo ela, “esses encontros têm apresentado bons resultados na aproximação da escola com as famílias e também na identificação das necessidades ou dificuldades tanto dos pais quanto dos alunos.”A profissional ressalta a importância do evento para a comunidade, apontando que ““o objetivo do encontro é também informativo. A programação é abrangente e educativa e os temas serão apresentados em português por psicólogos, professores e demais profissionais da equipe do Departamento de Educação Multicultural”.

A brasileira adianta que a previsão é de que o encontro deste ano reúna 150 participantes e descreve que “os pais terão a oportunidade de conhecer e discutir formas de comunicação efetiva com seus filhos; receberão orientações sobre os meios de colaborar para o sucesso acadêmico deles, desde os primeiros anos escolares até o planejamento para a universidade; e ainda poderão aprender como explorar websites informativos e educacionais para melhor acompanharem o desenvolvimento de seus filhos”, complementa.

Durante o evento a escola oferecerá entretenimento para os alunos, possibilitando a participação dos pais nas atividades da programação. O jantar promete ser animado com música ao vivo, pelos próprios alunos do coral infantil e do high school, seguido da distribuição de livros e brindes.

Facilitadores em português

Para acompanhar o bom desenvolvimento dos alunos de famílias imigrantes, e intermediar as necessidades de compreensão das famílias, o Distrito Escolar dispõe através do Departamento de Educação Multicultural, uma equipe brasileira para facilitar a comunicação das famílias com a escola. São intérpretes e facilitadores que falam português chamados de Community Language Facilitators.
A intermediação desses profissionais bilíngues é um importante suporte para a comunidade brasileira. Isso assegura a correta compreensão dos assuntos relacionados tanto ao sistema educacional como aos alunos.

A profissional explica que “os facilitadores são oferecidos pelas escolas que tem mais de 15 estudantes matriculados no primeiro estágio do programa ESOL- English for Speakers of Other Languages, que é destinado aos alunos estrangeiros ou para aqueles que, embora tenham nascido aqui, a primeira língua falada é a de origem da família. Sempre quando necessário, como no caso das reuniões de pais e professores, o Distrito Escolar disponibiliza intérpretes para acompanhar e auxiliar o encontro nas escolas que não contam com um facilitador em português”.

Além da Olympic Heigths High School, algumas outras escolas da região administrativa do condado de Palm Beach, como a Coral Sunset Elementary School, a Hammock Point Elementary School e a Eagles Landing Middle School, contam com o apoio de um community language facilitator em português.

Para confirmar a participação no evento ou obter mais informações, os interessados devem entrar em contato pelo telefone (561) 629-8529 ou através do email daniela.kiralyhegy@palmbeachschools.org.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo