Manchete Notícias

Depois de blitz do ICE em fábrica no Tennessee, imigrantes vivem com medo

Ação prendeu 97 trabalhadores sem autorização em fábrica na zona rural; mais de 500 crianças da pequena cidade deixaram de ir para a escola

ICE prendeu mais de 90 trabalhadores em fábrica
ICE prendeu 97 trabalhadores em frigorífico

Em uma ação classificada como ‘uma das mais agressivas dos últimos tempos’ por advogados e organizações pró-imigrantes, o U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE) prendeu 97 trabalhadores indocumentados em uma fábrica em Bean Station, Tennessee, na semana passada.

A ação, em parceria com o IRS, pegou todos de surpresa. Os agentes chegaram com um mandado de busca e apreensão a partir de uma denúncia contra a fábrica, que empregava diversos trabalhadores sem documentação.

“Testemunhas disseram que os agentes chegaram abruptamente ao local e mandaram as pessoas levantarem as mãos. Eles revistaram um por um e sem mesmo perguntar nada, jogaram as pessoas nos carros, alguns algemados”, disse Stephanie Teatro, de uma organização pró-imigrante do Estado.

De acordo reportagem divulgada pela CNN, no dia depois da ação, mais de 500 alunos da região simplesmente não foram para a escola por medo. Segundo a professora Jessica Bailiff, muitos voltaram às aulas esta semana, mas a comunidade está com medo. “Só consigo ver tristeza e lágrimas no rosto dessas crianças, que têm medo de os pais serem deportados”.

A cidade é formada em grande parte por imigrantes. Hoje, os filhos desses imigrantes presos estão fazendo vigílias e orações. Líderes da comunidade, como professores, religiosos e advogados estão unidos para tentar ajudar as famílias dessas pessoas presas.

O ICE informou em comunicado que, das 97 pessoas presas, 11 tinham antecedentes criminais, 54 estão detidas por estarem sem documentos e 32 foram liberadas. (Com informações da CNN)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo