Estados Unidos

Deputado estadual de Massachusetts quer investigação federal sobre tráfico de seres humanos no caso de envio de imigrantes de DeSantis

Dylan Fernandes, deputado democrata por Martha’s Vineyard, disse já ter conversado com a advogada-geral dos EUA Rachel Rollins sobre esta possibilidade

Ron DeSantis é um dos três governadores republicanos que realocaram imigrantes nos últimos meses (Foto: opensecrets.org)
Ron DeSantis é um dos três governadores republicanos que realocaram imigrantes nos últimos meses (Foto: opensecrets.org)

Dylan Fernandes, deputado estadual de Massachusetts democrata que representa Martha’s Vineyard, está solicitando investigação federal no caso de realocação de imigrantes para a ilha na semana passada por parte do governador republicano da Flórida Ron DeSantis.

“Estamos solicitando ao Departamento de Justiça que abra uma investigação para responsabilizar DeSantis e outros por estes atos desumanos”, escreveu Fernandes no Twitter. “Isto não é apenas moralmente criminoso, como há também implicações legais que envolvem fraude, sequestro, privação de liberdade e tráfico humano.”

Fernandes disse ter conversado com a advogada-geral dos EUA Rachel Rollins, acrescentando que ela já está pressionando por uma resposta do Departamento de Justiça.

Dois voos com cerca de 50 imigrantes chegaram na quarta-feira (14) em Martha’s Vineyard, uma ilha conhecida por ser muito frequentada pelos mais ricos.

“Eles já se livraram deles”, comentou DeSantis na sexta-feira (16). “Disseram que querem todos, mas ninguém ilegal, e foram despachados em 48 horas.”

Os voos levantaram questões sobre como os imigrantes chegaram ao local a bordo de aviões. Os policiais locais têm sugerido que os imigrantes foram enganados.

As realocações foram as últimas sintonias de governadores republicanos transportando imigrantes de ônibus para áreas do norte do país administradas por democratas.

Os governadores argumentam que as realocações garantem alívio nas comunidades da fronteira sobrecarregada pela políticas imigratórias do presidente Biden, que tem esperança de aumentar a conscientização sobre as mudanças na política de imigração em Washington.

Advogados do Civil Rights, grupo sediado em Boston que representa mais de 30 dos imigrantes que foram levados para Massachusetts, também pediram uma investigação federal sobre suas realocações.

“Enquanto estamos trabalhando para proteger os direitos de nossos clientes em processos de imigração e explorando soluções para violações de direitos civis, também acreditamos fortemente que as leis criminais foram violadas pelos perpetradores desse golpe”, escreveu o grupo em cartas a Rollins e ao procurador-geral de Massachusetts.

“Pedimos, portanto, que seja aberta uma investigação criminal sobre este assunto”, completaram.

DeSantis é um dos três governadores republicanos que realocaram imigrantes nos últimos meses.

O governador do Texas Greg Abbott (R) enviou milhares de imigrantes de ônibus para Washington, D.C., New York City e Chicago nos meses recentes, enquanto o governador do Arizona Doug Ducey (R) já enviou cerca de 2,000 imigrantes para a capital federal.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo