Local Manchete

DeSantis acusa imigrantes pelo aumento da covid e diz a Biden que ‘vai ficar no caminho’

Governador rebateu críticas do presidente sobre aumento da covid-19 na Flórida e disse que Biden "importou vírus de todo o mundo ao deixar a fronteira aberta"

Governador da Flórida falou em uma coletiva de imprensa em Panama City,FL, nesta quarta-feira, 5 (foto: Reprodução NBC6)

Um dia depois de o presidente Joe Biden dizer a DeSantis para sair do caminho se não quiser ajudar no combate à covid-19, o governador da Flórida respondeu: “Eu vou ficar no seu caminho”.

A declaração foi durante uma coletiva de imprensa em Panama City,FL, nesta quarta-feira (5), em que o governador estava previsto para falar sobre a situação econômica do estado. No entanto, a coletiva se transformou em um discurso inflamado contra Biden.

Ele  acusou o presidente de ser o responsável por “todas as variantes do mundo” que são identificadas nos EUA  ao permitir a entrada de imigrantes na fronteira com o México. 

Mesma justificativa dada pelo governador do Texas, Greg Abbott, que também recebeu críticas do presidente por não adotar medidas de controle da propagação da covid-19. 

Juntos, Texas e Flórida respondem por um em cada três novos casos de contaminação identificados no território americano.

DeSantis disse: “Este é o cara que concorreu à presidência dizendo que ia acabar com o vírus. O que ele fez? Ele importou mais vírus de todo o mundo ao deixar a fronteira sul aberta. Centenas de milhares de imigrantes entram todos os meses e são colocadas em aviões, ônibus, você acha que eles estão preocupados com a covid ? Claro que não (…) Por que você não faz o seu trabalho e mantém essa fronteira segura? Até que você faça isso, não quero ouvir uma palavra sua sobre a covid “, falou.

O republicano também reforçou sua posição de não implementar um mandado de uso de máscara em locais fechados, tampouco em escolas.

Na semana passada, ele emitiu uma ordem executiva ameaçando suspender a transferência de recursos estaduais para os distritos escolares que exigirem cobertura facial em salas de aula. O governador defende que esta decisão cabe aos pais dos estudantes.

“Joe Biden sugere que, se você não adota políticas de bloqueio, deve ‘sair caminho, mas deixe-me dizer uma coisa” disse, “se você está perseguindo os direitos dos pais na Flórida, eu vou te atrapalhar. Não vou deixar você escapar impune.”

Recentemente, os Centers for Disease Control (CDC) emitiu uma recomendação para que todas as pessoas acima de dois anos de idade usem máscara em locais fechados, mesmo se estiverem vacinadas. A medida não cria obrigação para os indivíduos nem prevê punição para quem não cumprir, mas tem caráter orientativo.

O órgão também descartou que haverá um novo lockdown no país neste momento.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo