Histórico Mundo

Descoberta de peça de avião da Malaysia Airlines não encerra caso, dizem parentes de vítimas

Peça de avião desparecido em 2014 foi encontrada em ilha da África no final de junho

Peça foi encontrada na Ilha Reunião
Peça foi encontrada na Ilha Reunião

DA REDAÇÃO (com Agência Brasil) – A confirmação de que o destroço encontrado na Ilha de Reunião, na costa sudeste da África, pertence ao avião da Malaysia Airlines que sumiu no dia 8 de março do ano passado, não trouxe consolo aos parentes das vítimas. Reunidos em Kuala Lumpur, capital da Malásia, um grupo de parentes afirmou que a descoberta não encerra o caso.

A confirmação de que o pedaço de asa encontrado no último dia 29 de junho na Ilha de Reunião pertence à aeronave da Malaysia Airlines foi divulgada na tarde de quarta-feira (5). O primeiro-ministro malaio, Najib Razak, afirmou “esperar que a confirmação, embora trágica e dolorida, traga certeza às famílias das 239 pessoas que estavam a bordo da aeronave”. “Agora temos evidência física de que, em março do ano passado, o voo MH370 terminou tragicamente no sul do Oceano Índico.”

O pedaço de asa, que foi levado para a França, está sendo analisado por especialistas da agência responsável pela investigação de acidentes aéreos, com a participação de autoridades da Malásia, China e Austrália. O procurador francês, Serge Mackowiak, em entrevista à imprensa hoje (5), adotou uma postura cautelosa e disse que há uma “suposição muito forte” de que o destroço pertença ao Boeing 777 do voo MH370. “Representantes da Malaysia Airlines nos informaram as especificações técnicas do voo MH370 e foi possível comparar essas informações às encontradas no destroço”, informou. Ele observou, entretanto, que uma nova análise será feita no objeto e também na mala encontrada na ilha.

Jacquita Gonzales, mulher de um integrante da tripulação, disse que não sabe descrever o que está sentindo desde que ficou sabendo que o pedaço de asa foi encontrado. “Nervosa, ansiosa, triste, com raiva. Todos os sentimentos em um só. Eu não sei se há nome para tudo isso, mas é o que eu sinto. Ainda estamos numa montanha-russa.”

Para ela, o caso está longe de ser encerrado. “Eles encontraram alguma coisa, mas não é o fim. Eles ainda precisam encontrar o avião todo e nossos companheiros. Ainda queremos nossos parentes de volta”, disse.

O Boeing da Malaysia Airlines saiu de Kuala Lumpur, capital da Malásia, em direção a Pequim, na China. Pouco mais de uma hora depois da decolagem, a comunicação com a torre de controle foi interrompida. Investigadores acreditam que o transponder (aparelho que informa a posição da aeronave para o controle de tráfego aéreo e outros aviões) tenha sido desligado de propósito e que a aeronave foi desviada de sua rota em direção ao Oceano Índico, onde várias operações de buscas foram feitas nos últimos 16 meses. O local onde o pedaço de asa foi encontrado fica a milhares de quilômetros a oeste da área de buscas. Na mesma praia, foi encontrado na quinta -feira (30) um pedaço de mala, por um trabalhador responsável pela limpeza do litoral.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo