As escolas públicas do condado Broward, Flórida, não vão mais oferecer almoço gratuito a seus estudantes. Em uma decisão anunciada na terça-feira (13) durante a reunião do conselho escolar, a diretoria informou que as verbas federais que financiam o almoço gratuito acabaram.
O custo para subsidiar o almoço no distrito escolar é de $9 milhões por ano. Segundo Mary Mulder, diretora-executiva dos serviços de Alimentos e Nutrição do distrito, o governo ofereceu essa verba na época da pandemia de Covid-19 e, desde então, outros programas federais estavam pagando a conta. Agora, a reserva terminou. Além do almoço não ser mais gratuito, o preço vai ficar mais caro.
O distrito escolar decidiu que, a partir de agosto quando começa o ano letivo, as refeições vão custar $3 por dia para alunos de elementary school; $3,35 para crianças do middle school e $3,50 para adolescentes do high school.
Os pais que não puderem pagar, devem preencher um formulário pelo site www.myschoolapps.com. O café da manhã continuará a ser oferecido gratuitamente.
Críticas
Nas redes sociais, muitos pais criticaram a medida, citando outros gastos desnecessários do governo federal, em vez de priorizar o que é importante. “Os impostos neste condado são altíssimos, por que não usar esse dinheiro para financiar o almoço das nossas crianças”, argumentou uma mãe. “O governo não se importa em utilizar milhões para prender imigrantes inocentes e oferece almoço gratuito a presidiários. Não dá para entender mesmo”, observou outra nas redes sociais. (Com informações do Miami Herald)