Histórico

Documentário brasileiro é uma das estrelas do Festival de Cinema Judaico de Miami

Festival acontece de 23 de janeiro a 3 de fevereiro em Miami Beach


Cena do filme “Estamos Aqui” da diretora brasileira Cintia Chamecki

O documentário brasileiro “Estamos Aqui” terá sua estréia nos Estados Unidos, no próximo dia 28, terça-feira, às 6:30pm, com a presença da diretora Cintia Chamecki, no Miami Beach Cinematheque, durante o “Miami Jewish Film Festival”. O filme conta a jornada de migrantes do Leste Europeu e sua adaptação no Brasil.

Por meio de dezenas de entrevistas, o filme relata a história da imigração judaica do leste europeu para o Brasil, especialmente para Curitiba. São depoimentos de imigrantes e de seus filhos que abordam passagens entre 1889 a 1970. O filme relata também como enfrentaram a Segunda Guerra Mundial, sem notícias da família e dos amigos que ficaram na Europa, além do luto pelos que foram dizimados e das comemorações pelo final da guerra. E, finalmente, de como se deu a incorporação à cultura brasileira.

Em entrevista ao site americano “Cinema Without Borders”, a diretora fala sobre o que a motivou a fazer esse filme. “Minha avó sempre me contava histórias de sua imigração da Polônia para o Brasil. Quão diferente a vida dela era na Polônia, como ela escapou por pouco da guerra e como foram os 21 dias em um navio para viajar ao Brasil. Eu também sou uma imigrante que vim morar nos EUA, mas a minha viagem foi muito diferente e muito mais fácil. Normalmente viajamos para o Brasil duas vezes por ano para visitar a nossa família, mantemos contato por telefone, skype, e-mail. Esse é o mundo em que vivemos hoje. A fim de preservar a história de meus avós para meus próprios filhos, decidi fazer o filme”, relata.

Ela conta que, depois que fez as primeiras entrevistas, descobriu outras diversas histórias de pessoas próximas “No processo, percebi que diversas histórias sobrepostas foram semelhantes em muitos aspectos. No entanto, cada história era extremamente pessoal e repleta de detalhes pessoais”.

Miami Jewish Festival

O festival vai de 23 de janeiro a 3 de fevereiro nos cinemas de Miami Beach. O Miami Jewish Film Festival (MJFF) acontece há 17 anos e exibe os melhores filmes internacionais de interesse da comunidade judaica. Informações: http://miamijewishfilmfestival.net.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo