Antonio Tozzi Esportes

Dorival Júnior na segunda final da Copa do Brasil, mas com outra equipe. Lucas Moura decide

Dorival Júnior é o principal personagem da final da Copa do Brasil, cujas finais ente Flamengo e São Paulo estão marcadas para os dias 17 e 24 de setembro, dois domingos

Lucas Moura foi o craque do jogo na vitória sobre o Corinthians no Morumbi com uma atuação de gala (Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net)
Lucas Moura foi o craque do jogo na vitória sobre o Corinthians no Morumbi com uma atuação de gala (Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net)

O futebol é lúdico por tudo que o envolve. Dorival Júnior é o atual campeão da Copa do Brasil dirigindo o Flamengo. Ele levou o Rubro-Negro carioca ao tetracampeonato no ano passado e agora tenta levar o São Paulo ao seu primeiro título da competição, porque este ano ele está comandando o Tricolor paulista. Sem dúvida, Dorival Júnior é o principal personagem da final da Copa do Brasil, cujas finais ente Flamengo e São Paulo estão marcadas para os dias 17 e 24 de setembro, dois domingos. Pela primeira vez, este torneio será decidido em dois finais de semana.

O São Paulo continua vivo na busca pelo primeiro título de Copa do Brasil de sua história. Em grande estilo, o Tricolor venceu o Corinthians por 2 a 0 na noite da quarta-feira (16), num Morumbi lotado (mais de 62 mil são-paulinos) e que pulsou desde o início da tarde, virou o confronto após derrota por 2 a 1 no jogo de ida das semifinais e carimbou classificação à grande decisão, quebrando uma invencibilidade do rival que já durava 11 jogos. 

Com um primeiro tempo perfeito, um segundo nem tanto e algum sofrimento, o time de Dorival Júnior se classificou com gols de Wellington Rato e Lucas Moura – este o diferencial, o melhor em campo e o fator decisivo que ainda nem tinha chegado ao clube no jogo de ida, há três semanas. Agora, contra o Flamengo na final, o Tricolor está a dois jogos de levantar a taça do torneio mata-mata pela primeira vez e fazer história num ano para lá de especial ao lado de seu torcedor.

Arrascaeta comemora o gol de pênalt ique garantiu a classificação do Flamengo na final da Copa do Brasil (Foto: Gilvan de Souza/CRF)
Arrascaeta comemora o gol de pênalt ique garantiu a classificação do Flamengo na final da Copa do Brasil (Foto: Gilvan de Souza/CRF)

Lucas Moura fez apenas seu terceiro jogo desde o retorno ao São Paulo. Mas que jogo! O camisa 7, que ainda nem negociava com o Tricolor no jogo de ida, há três semanas, foi o fato novo da semifinal: titular nesta quarta, encontrou seu espaço entre as duas linhas corintianas, deu ótimos passes, quebrou marcações e fez o gol da classificação sozinho, de cabeça, dentro da área. No fim do jogo, o choro valeu a pena: Lucas está definitivamente de volta para tentar levar seu time do coração às conquistas.

Desde as primeiras horas da tarde, os torcedores do São Paulo fizeram da quarta-feira um dia especial: festa na chegada do ônibus (e incidentes na chegada do Corinthians, é preciso dizer…), fogos, cartazes e uma multidão em vermelho, preto e branco. A festa da classificação foi marcada por recorde: foram 62.093 pagantes, no maior público dos últimos oito anos, para renda de R$ 8.500.325,00. O estádio deve ferver mais uma vez na final, seja na ida ou na volta.

O Tricolor paulista volta a campo no próximo sábado (19) para enfrentar o Botafogo, no Morumbi. No mesmo dia, o Corinthians visita o Corinthians no Mineirão. Os dois jogos são válidos pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro – na abertura do returno .

Vale o registro de que o São Paulo é o único clube brasileiro ainda vive nas três competições do segundo semestre: Copa do Brasil, onde é um dos finalistas; Campeonato Brasileiro, onde ocupa a 9ª posição e não briga mais pelo título, e Copa Sul-Americana, onde chegou às quartas de final e enfrentará a LDU de Quito.

Nove clubes ainda permanecem vivos em duas competições: Flamengo (Brasileirão e Copa do Brasil),  Palmeiras (Brasileirão e Copa Libertadores da América),  Fluminense (Brasileirão e Copa Libertadores da América),  Internacional (Brasileirão e Copa Libertadores da América),  Botafogo (Brasileirão e Copa Sul-Americana), Fortaleza (Brasileirão e Copa Sul-Americana),  Corinthians (Brasileirão e Copa Sul-Americana),  e América-MG (Brasileirão e Copa Sul-Americana).  Aos demais concorrentes da Série A, resta apenas o Brasileirão:  Grêmio, Bragantino, Athletico-PR, Cuiabá, Atlético-MG, Cruzeiro, Goiás, Bahia, Santos, Coritiba e Vasco.

Mengão tenta ganhar seu primeiro título em 2023

Para quem era apontado como favorito em (quase) todas competições, o Flamengo tem decepcionado nesta temporada. A primeira ducha de água fria apareceu na decisão da Super Copa que reuniu o campeão da Copa do Brasil (Flamengo) e o campeão brasileiro (Palmeiras). O Verdão bateu o Rubro-Negro por 4 a 3 e conquistou este título pela primeira vez em sua história. 

Depois, foi a vez de tentar o ambicionado campeonato mundial. O sonho acabou na semifinal ao perder para o Al-Hilal, da Arábia Saudita, por 3 a 2, que frustrou o tão sonhado enfrentamento com o Real Madrid, então vencedor da Champions League.

Por causa desses resultados, a Recopa Sul-Americana, contra o Independiente del Valle, do Equador, ganhou bastante importância. Mas, atuando na altitude de Quito, o Flamengo perdeu a primeira partida, em 21 de fevereiro, por 1–0, com gol de Carabajal. A partida de volta foi no Maracanã, em 28 de fevereiro. Vitória do Rubro-Negro por 1–0, com gol de De Arrascaeta no último lance da partida — o árbitro encerrou o jogo logo após o recomeço após o gol. Como o resultado agregado era de 1–1, os times disputaram a prorrogação, mas sem gols. Na disputa por pênaltis, derrota por 4–5 — o primeiro pênalti perdido exatamente por De Arrascaeta — e o vice-campeonato da competição.

Desdenhado como competição, o Campeonato Carioca passou a ser obrigação. Porém, nova frustração. Após ter pedido a Taça Guanabara para o Fluminense, sofreu uma reviravolta inesperada. Depois de ter vencido o jogo de ida por 2 a 0, foi goleado pelo Flu por 4 a 1.

O Brasileirão parece irremediavelmente perdido, pois o Flamengo encerrou o primeiro turno do campeonato em quarto lugar, com 32 pontos – 15 pontos atrás do líder Botafogo. Ou seja, as chances de terminar em primeiro lugar na 38ª rodada são mínimas, porque o Rubro-Negro tem 19 jogos pela frente enquanto seu rival carioca tecnicamente tem apenas 14 rodadas a cumprir. Dificilmente, o Fogão perderá este título que não vence desde 1995.

A joia da coroa sempre foi a Copa Libertadores da América. Afinal, o Flamengo é um dos cinco times brasileiros campeões deste torneio com três títulos -os demais são Santos, São Paulo, Grêmio e Palmeiras – aliás este é o único clube brasileiro a ser tetracampeão da Libertadores, por estar nas quartas de final da competição. Os outros brasileiros concorrentes não ameaçam, porque o Internacional tem apenas um título, enquanto o Fluminense não tem nenhum. A eliminação para o Olimpia, nas oitavas de final da Libertadores,  em Assunção, causou muita dor aos torcedores flamenguistas.

Agora resta a Copa do Brasil, onde o Flamengo é o atual campeão e está na decisão pela 9ª vez em sua História. Na noite da quarta-feira (16), diante de um Maracanã lotado de apoio e protestos, o Rubro-Negro fez valer a escrita positiva contra o Grêmio e venceu por 1 a 0, com gol marcado por Arrascaeta, de pênalti. A classificação alivia o momento de pressão vivido pelo elenco, ainda mais após a troca de agressões entre Gerson e Varela. Na ida, em Porto Alegre, o triunfo por 2 a 0 encaminhou a sétima classificação consecutiva da equipe carioca contra os gaúchos em competições de mata-mata.

O técnico do Flamengo, Jorge Sampaoli, viveu de tudo no Maracanã. Antes de a bola rolar, ouviu protestos dos torcedores. Ao substituir Gabigol, já no segundo tempo, foi chamado de “burro”. Mas quando Arrascaeta marcou o gol da vitória, foi festejado pelos jogadores, com direito a levar vários tapas na cabeça. Imagem simbólica num momento conturbado do Rubro-Negro.

O Flamengo volta a campo no próximo domingo (20), quando enfrenta o Coritiba, no Estádio Couto Pereira. O Rubro-Negro está na quarta colocação do Campeonato Brasileiro, com 32 pontos. Já o Grêmio volta a atuar diante do Santos, também no domingo, mas na Vila Belmiro. Os gaúchos estão na terceira colocação, com 33.


Clássico europeu na final da Copa do Mundo Feminina

Este é o cobiçado troféu que será entregue no domingo às espanholas ou às inglesas, atuais campeãs europeias (Foto: Fifa site oficial)
Este é o cobiçado troféu que será entregue no domingo às espanholas ou às inglesas, atuais campeãs europeias (Foto: Fifa site oficial)

Espanha e Inglaterra decidem a Copa do Mundo Feminina pela primeira vez. As favoritas foram caindo no decorrer do torneio e permaneceram as meninas espanholas da Furia Roja e as lioness inglesas. As duas seleções disputam uma final de Copa do Mundo pela primeira vez, o que mostra o equilíbrio e o crescimento desta modalidade em todo mundo.

A seleção espanhola bateu a Suécia por 2 a 1 (gols de Paralluelo e Carmona e de Blomqvist), com arbitragem brasileira comandada por Edina Alves – muito criticada pelas jogadoras suecas que a acusaram de beneficiar as espanholas por falar o idioma delas e não se comunicar com elas em inglês. Na verdade, isto não passa de choro de perdedoras, porque não houve nenhum lance polêmico que interferisse no resultado da partida.

A Inglaterra frustrou a torcida australiana que torceu como nunca por suas guerreiras. E tinha esperanças na craque Sam Kerr. Ela até animou a torcida ao empatar a partida, depois de Ella Toone ter aberto o placar para as inglesas. Entretanto, em dois contra-ataques, Alessia Russo e Chloe Kelly selaram a classificação das Leoas.

A final contra Espanha está marcada para o domingo, enquanto Suécia e Austrália decidem o 3º lugar no sábado. Apesar da decepção, os australianos vibraram com a melhor campanha de suas compatriotas em torneios internacionais de primeira linha.

A Copa do Mundo Feminina começou a ser disputada em 1991 e tem a seleção americana como tetracampeã, a Alemanha como bicampeã, e o Japão e a Noruega com um título cada. O Brasil conquistou o vice-campeonato  em 2007 e chegou ao 3º lugar  em 1999. Aqui está a lista das seleções campeãs desde o início da disputa deste torneio:

AnoLocalCampeãVice3º Lugar
1991ChinaEUANoruegaSuécia
1995SuéciaNoruegaAlemanhaEUA
1999EUAEUAChinaBrasil
2003EUAAlemanhaSuéciaEUA
2007ChinaAlemanhaBrasilEUA
2011AlemanhaJapãoEUASuécia
2015CanadáEUAJapãoInglaterra
2019FrançaEUAHolanda  Suécia
Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo