O Brasil se destacou no ranking da consultoria Cirium, que classifica a pontualidade dos aeroportos ao redor do mundo, com 12 terminais brasileiros entre os de melhor avaliação, divididos nas categorias de grande, médio e pequeno porte. O desempenho coloca o país entre os que mais se destacam na aviação comercial em termos de eficiência operacional e cumprimento de horários.
No grupo de grande porte, o Aeroporto de Congonhas (SP) ocupa o 3º lugar global, com índice de pontualidade estimado em 88,6%. Na 1ª posição mundial está o Rei Khalid, em Riade, na Arábia Saudita, seguido pelo Jorge Chávez, em Lima, no Peru.
Entre os médios, dois terminais brasileiros apresentam desempenho acima de 90%: Viracopos, em Campinas (2º lugar, 93,2%), e Brasília (3º lugar, 90,9%). Ainda nessa categoria, destacam-se Confins, em Belo Horizonte (4º lugar, 88,7%), e o Galeão, no Rio de Janeiro (6º lugar, 86,5%).
No entanto, o maior destaque ficou com os aeroportos de pequeno porte: Santos Dumont (RJ) lidera a categoria, seguido por Salvador (4º lugar). Outros terminais brasileiros estão classificados entre os 20 melhores do mundo: Belém (7º), Recife (9º), Florianópolis (11º), Curitiba (13º) e Porto Alegre (15º).
Aeroportos dos EUA também estão bem avaliados
Na categoria de grande porte, cinco terminais americanos figuraram no top 10 global:
- Salt Lake City (5º)
- Nova York LaGuardia (7º)
- Minneapolis–Saint Paul (8º)
- Washington Dulles (9º)
- Detroit Metropolitan (10º)
Em aeroportos de médio porte, o de Portland ocupa a 5ª posição, seguido por San Jose (6º) e Sacramento (9º). Já em relação aos de pequeno porte, o destaque ficou com o Aeroporto Internacional de Cleveland Hopkins (CLE), em 20º lugar, com taxa de pontualidade de 87,14%.