Histórico

Eleição registra número recorde de eleitores brasileiros no exterior

Mais de 200 mil emigrantes vão às urnas neste domingo, dia 3 de outubro

Dos quase 136 milhões de brasileiros que vão às urnas neste domingo, dia 3 de outubro, mais de 200 mil deles vivem fora do país, um aumento de 130% em relação ao número de 2006, quando 86.359 estavam aptos para votar.

Os eleitores emigrantes podem ter uma participação decisiva no pleito, em especial se levarmos em conta que a eventualidade de um segundo turno pode ser definida por uma margem bem pequena de votos. O maior colégio eleitoral no exterior está nos Estados Unidos (mais de 66 mil) e aqui na Flórida cerca de 10 mil cumprirão o seu dever cívico nas 26 seções no Wolfson Campus do Miami-Dade College, em Downtown.

O horário de votação será de 8am a 5pm. O eleitor deverá levar um documento oficial de identificação com fotografia – a exigência de apresentar um outro documento com foto foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal. Aqueles que vivem no exterior, mas mantêm domicílio eleitoral no Brasil, não poderão votar – a saída é, então, a justificativa eleitoral para evitar a multa. Neste caso, o requerimento correspondente deve ser enviado por via postal, dentro do prazo de até 60 dias após cada turno da eleição. No site do Consulado (www.brazilmiami.org) você encontra todas as dicas de como proceder. Quem não solicitou a transferência do título para o exterior está impossibilitado de votar.

Nunca é demais lembrar que o eleitor residente fora do país que não votar ficará sujeito, ainda, à proibição de requerer qualquer documento perante a repartição diplomática a que estiver subordinado, enquanto não se justificar.

Veja o que fazer para votar em Miami

  • Para os mais de 10 mil brasileiros que transferiram o seu título eleitoral para a jurisdição de Miami, aí vão as informações sobre como exercer o seu direito de voto.
  • O Consulado foi autorizado a instalar 26 seções eleitorais no Wolfson Campus do Miami-Dade College, em Downtown (300 NE 2nd Avenue – Building 3).
  • Para chegar ao local, a melhor pedida é entrar pela 4th Street ou 5th Street. Há estacionamento gratuito em edifícios-garagem próximos ao local (por exemplo, no endereço 500 NE da 2nd Avenue).
  • Para quem vai deixar o carro em casa, a sugestão é saltar na estação College Bayside do metromover.
  • O eleitor deve se dirigir primeiro à sala 3210 (Chapman Conference Center), lembrando de levar um documento com foto.
  • O horário da eleição é de 8am a 5pm, impreterivelmente.
  • Quem solicitou a 2ª via do título até 23 de setembro e não recebeu o documento até a data das eleições, poderá exerceu o direito de voto apresentando o protocolo do RAE (dentro da validade de 90 dias), desde que seu nome conste do cadastro da urna eletrônica.
  • Mais informações no site do Consulado: www.brazilmiami.org
  • Compartilhar Post:

    Baixe nosso aplicativo