Antonio Tozzi Esportes

Em jogo épico, Palmeiras vira sobre o Botafogo e põe fogo no Brasileirão

Com dois gols e muita determinação, o garoto Endrick assumiu a responsabilidade e liderou a virada palmeirense sobre o Botafogo no Rio de Janeiro (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Com dois gols e muita determinação, o garoto Endrick assumiu a responsabilidade e liderou a virada palmeirense sobre o Botafogo no Rio de Janeiro (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

O futebol é um esporte encantador por causa dos sortilégios que ele reserva aos torcedores. Na noite de quarta-feira (01/11), Dia de Todos os Santos, o estádio Nilton Santos foi palco de uma noite histórica. 

No encontro entre Botafogo e Palmeiras, o líder entrou em campo a fim de garantir o título do Brasileirão ao humilhar o vice-líder com um primeiro tempo primoroso, para gáudio de seus torcedores, e impor o placar de 3 a 0 – gols de Eduardo, Tchê Tchê e Junior Santos – com categoria, e ainda desperdiçou outras oportunidades. Ou seja, o Verdão foi para o intervalo aliviado, e isto não contém ironia. 

Os comentaristas na transmissão clamavam para que Abel Ferreira alterasse o time ainda na primeira etapa. O treinador não só manteve a mesma equipe como retornou para o segundo tempo com a mesma formação para incredulidade de todos.

Porém, se não houve mudança nos jogadores, ocorreu uma significativa alteração de postura. O Palmeiras saiu para a segunda etapa amassando o Botafogo e aos seis minutos o menino Endrick anotou um golaço, diminuindo a diferença. O Verdão continuou a pressionar, mas o Alvinegro carioca estava resistindo às investidas da equipe paulista até a expulsão do zagueiro Adryelson pela entrada dura sobre o atacante Breno Lopes. A expulsão gerou muita reclamação por parte dos botafoguenses – até John Textor, dono da SAF que assumiu o clube do Rio de Janeiro afirmou que a CBF era corrupta.

A vitória do Botafogo, porém, esteve nos pés de Tiquinho Soares, artilheiro do Brasileirão, que desperdiçou a cobrança de uma penalidade máxima, aliás, bastante questionável. Ele bateu no canto esquerdo de Weverton que saltou e fez uma grande defesa. Pouco tempo depois, Endrick – o craque do jogo – deu um corte no zagueiro e chutou para marcar seu segundo gol. Ele ainda foi o autor do cruzamento para o zagueiro Gustavo Gomez ajeitar de cabeça a bola para Flaco Lopez cabecear livre e empatar a partida. O resultado já era surpreendente, mas se tornou heroico após o cruzamento de Raphael Veiga cruzar a bola na área adversária e o zagueiro Murilo escorar de pé direito para marcar o gol da vitória do Alviverde paulista no “tapetinho” do Engenhão.

Após o jogo, dirigentes e jogadores cercaram o árbitro Braulio da Silva Machado, inconformados com o lance que, na opinião deles, determinou a derrota do Botafogo, clamando terem sido vítimas de uma armação. A acusação é totalmente improcedente, porque o árbitro assinalou um pênalti para o Botafogo minutos depois da expulsão de Adryelson.

Apesar da derrota, o Alvinegro carioca ainda tem as maiores chances de conquistar o título, pois tem 59 pontos, três a mais do que o próprio Palmeiras, e um jogo a menos – a partida contra o Fortaleza no Castelão que foi adiada na semana passada. 

Na próxima rodada, o Palmeiras enfrenta o Athletico-PR, no sábado (4), em casa, mas o confronto será disputado na Arena Barueri porque o Allianz Parque está reservado para shows. O Botafogo entra em campo somente na segunda-feira (6), quando faz o clássico carioca da rodada contra o Vasco, em São Januário.

Santos derrota Mengão em Brasília

Golaço de Joaquim garantiu a vitória do Santos sobre o Flamengo em Brasília (Foto: Raul Baretta/Santos FC)
Golaço de Joaquim garantiu a vitória do Santos sobre o Flamengo em Brasília (Foto: Raul Baretta/Santos FC)

O Santos conseguiu uma vitória de virada sobre o Flamengo na quarta-feira (01), no Mané Garrincha, para afastar a pressão. O Rubro-Negro abriu o placar com Pedro, sofreu o empate, em gol de Nonato, e se complicou após a expulsão de Gerson ainda no primeiro tempo. No fim da segunda etapa Joaquim fez um golaço para virar o jogo. Ainda restou tempo para Bruno Henrique ser expulso por reclamação. 

O Santos começou bem, impondo pressão na defesa Rubro-Negra e conseguiu levar perigo em algumas finalizações. Mas o Flamengo se organizou, melhorou a saída de bola e tomou o controle da partida. Aos 20, chegou ao gol com Pedro, de escanteio. O domínio do Flamengo prosseguiu até que, após uma sequência de erros da defesa do Flamengo, o Santos conseguiu uma falta na intermediária. A sobra ficou com Nonato, que acertou um belo chute para empatar. Na sequência, Gerson foi expulso por aplicar uma cotovelada em Furch. O jogo prosseguiu aberto até o fim do primeiro tempo.

O jogo caiu em produção ofensiva na segunda etapa. Mesmo com um a mais, o Santos não conseguia se impor ofensivamente, diante de um Flamengo bem fechado. O time carioca, sem um jogador, tampouco conseguiu demonstrar perigo. A entrada de Lucas Lima na reta final deu mais qualidade técnica para a construção do Peixe, principalmente nas bolas paradas. Em um desses lances, Joaquim pegou uma sobra na intermediária e soltou uma bomba para virar o jogo. Minutos depois, Bruno Henrique recebeu amarelo, reclamou e recebeu o cartão vermelho. Torcedores indignados começaram a atirar garrafas e copos de água no campo, que atingiram o atacante e o árbitro. Isto pode gerar algum tipo de punição para o Rubro-Negro carioca.

O Santos volta a campo na próxima segunda-feira (6), quando terá pela frente o Cuiabá, na Vila Belmiro. No domingo (5), o Flamengo vai ao Castelão para enfrentar o Fortaleza.

Coritiba perde para o Grêmio e se complica

Villasanti e Suarez comemoram o gol do paraguaio que abriu o caminho para a vitória do Imortal (Foto: Richard Ducker/Grêmio)
Villasanti e Suarez comemoram o gol do paraguaio que abriu o caminho para a vitória do Imortal (Foto: Richard Ducker/Grêmio)

O Grêmio venceu o Coritiba por 2 a 1, no estádio Couto Pereira, na noite da quarta-feira (01), pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Villasanti abriu o placar no primeiro tempo. Na etapa final, Robson chegou a empatar em cobrança de pênalti. Mas Ferreira aproveitou a linda jogada de Suárez para fazer o gol da vitória. O Tricolor segue na briga por vaga no G-4, enquanto o Coxa vê a Série B ficar cada vez mais próxima.

Com o resultado, o Coritiba segue na vice-lanterna do Brasileirão, com apenas 23 pontos somados, 12 a menos que o Santos, primeiro time fora do Z-4. Já o Tricolor sobe para a terceira posição do campeonato, com 53 pontos. 

Slimani começou no banco de reservas, mas entrou no intervalo da partida. Porém, o argelino levou a pior no duelo particular com Kannemann. Primeiro, os dois se enroscaram no meio-campo e foram amarelados. Depois, o zagueiro e o centroavante se estranharam e Slimani deu um empurrão no jogador do Grêmio. O árbitro viu o lance, deu o segundo amarelo e, por consequência, o expulsou.

O Coritiba volta a campo, ainda com esperança de escapar do rebaixamento, no domingo (5), quando recebe o Goiás, no Couto Pereira. Já o Grêmio volta para a casa e no sábado (4) enfrenta o Bahia, na Arena.

Galo pega o elevador e não para de subir

Paulinho comemorou seu primeiro gol, de punho cerrado, lembrando o gesto de Reinaldo para celebrar o mês da Consciência Negra (Foto: Assessoria de Comunicação/Atlético-MG)
Paulinho comemorou seu primeiro gol, de punho cerrado, lembrando o gesto de Reinaldo para celebrar o mês da Consciência Negra (Foto: Assessoria de Comunicação/Atlético-MG)

O Atlético contou com a dupla de artilheiros para derrotar o Fortaleza por 3 a 1, na noite da quarta-feira (01), na Arena MRV, pela 31ª rodada do Brasileirão. Paulinho e Hulk foram os responsáveis pela vitória que fez o Galo dormir no G-4 do campeonato. O camisa 10 alvinegro abriu a contagem para os donos da casa, aos 15 minutos de jogo. Lucero deixou tudo igual com um chute de fora da área, no fim da primeira etapa. No segundo tempo, Paulinho e Hulk deram números finais ao placar. Depois de derrotar Bragantino e Fluminense, o Galo conquistou a terceira vitória seguida no Brasileirão.

Com o resultado, o Atlético aparece, momentaneamente, em 4º lugar, com 52 pontos depois de 31 jogos disputados no Brasileirão. O Galo tem a mesma pontuação do Bragantino, mas leva vantagem no número de vitórias (15 contra 14). O Fortaleza ocupa a 9ª posição da tabela, somando 42 pontos e com dois jogos a menos em relação à maior parte dos concorrentes. 

Artilheiro da Arena MRV, Paulinho chegou a oito gols marcados no estádio em sete jogos disputados. Foram dele dois dos três gols do Atlético na partida. Ao comemorar o primeiro, o atacante repetiu o gesto de Reinaldo, com o punho cerrado, fazendo referência ao mês de Consciência Negra. De quebra, Paulinho colou em Tiquinho Soares na briga pela artilharia do Brasileirão e também encostou no parceiro Hulk no topo do ranking de goleadores do Galo no ano. Ele marcou 15 gols no Campeonato Brasileiro, um a menos do que o atacante do Botafogo.

O Atlético volta a campo no próximo sábado (4) diante do América-MG, no Parque do Sábia, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. No domingo (5), o Fortaleza recebe o Flamengo, no Castelão, na capital cearense. As duas partidas são válidas pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Falha do goleiro Bento garante vitória corintiana

Yuri Alberto cabeceia fraco, mas garante a vitória do Timão, graças à falha de Bento (Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)
Yuri Alberto cabeceia fraco, mas garante a vitória do Timão, graças à falha de Bento (Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)

Com colaboração do goleiro Bento, o Corinthians bateu o Athletico-PR por 1 a 0, na quarta-feira (01), na Neo Química Arena, em duelo da 31ª rodada do Brasileirão. As duas equipes fizeram jogo bastante equilibrado, que acabou decidido por uma falha do camisa 1 do Furacão. Aos 18 minutos do segundo tempo, Yuri Alberto disputou bola pelo alto e cabeceou fraco. Porém, Bento não conseguiu segurar e acabou sofrendo um frango. Assim, o Timão voltou a vencer em Itaquera após mais de um mês e quatro empates seguidos. 

Com o resultado, o Corinthians vai a 40 pontos e se afasta da zona de rebaixamento do Brasileirão. Já o Athletico-PR estaciona nos 49 e não consegue entrar na zona da classificação para a Libertadores do ano que vem. O Furacão atualmente é o sétimo colocado.

O Corinthians volta a campo no domingo (5), contra o Bragantino, fora de casa. Já o Athletico tem pela frente o Palmeiras, sábado (4), na Arena Barueri. 

Internacional alterna boas e más partidas

Enner Valencia está em boa fase, apesar da instabilidade do Internacional (Foto: Ricardo Duarte/Internacional)
Enner Valencia está em boa fase, apesar da instabilidade do Internacional (Foto: Ricardo Duarte/Internacional)

Inter e América-MG protagonizaram um jogo morno, sem inspiração, e empataram por 1 a 1, na noite da quarta-feira (01), no Beira-Rio, pela 31ª rodada do Brasileirão. Valencia, de cabeça, abriu o placar no primeiro tempo, e Marlon igualou em um golaço de fora da área na etapa final. Partida e resultado ruins para ambos.

Apesar do mau momento do time, Enner Valencia embalou com a camisa colorada. O equatoriano marcou seis gols nos últimos cinco jogos e assumiu a artilharia do Inter no Campeonato Brasileiro, superando Wanderson, que tem cinco. O camisa 13 fez contra o Grêmio, Santos, duas vezes, Vasco, Coritiba e América-MG.

Com o empate, o Inter chega a 39 pontos, cai para 13º. O Colorado ainda corre risco de rebaixamento. O América-MG segue na lanterna, agora com 20, e virtualmente rebaixado para a Série B de 2024.

Bahia vence time reserva do Flu e se afasta do Z4 

Jogadores do Bahia comemoram o gol de Everaldo que deu a vitória ao Tricolor de Aço sobre o Fluminense (Foto: Felipe Oliveira/Bahia)
Jogadores do Bahia comemoram o gol de Everaldo que deu a vitória ao Tricolor de Aço sobre o Fluminense (Foto: Felipe Oliveira/Bahia)

O Bahia venceu o Fluminense por 1 a 0, na terça-feira (31), na Arena Fonte Nova. Em jogo válido pela 31ª rodada do Brasileirão, o Tricolor carioca foi com um time reserva, por ser a semana da final da Libertadores. Mesmo assim, a equipe carioca fez pressão na baiana, que resistiu e conquistou os três pontos com o gol de Everaldo, distanciando o time de Rogério Ceni do Z-4.

Com a vitória, o Bahia chegou a 37 pontos e se afastou do Z-4. A equipe de Rogério Ceni pulou para a 14ª posição, de forma momentânea, já que Cruzeiro ainda joga na rodada. O Fluminense se mantém na oitava posição, com 45 pontos.

O Bahia entra em campo no sábado (4) contra o Grêmio, na Arena do Grêmio. A partida vale pela 32ª rodada do Brasileirão. Já o Fluminense, também no sábado, disputa a decisão da Libertadores contra o Boca Juniors, no Maracanã.

A rodada foi completada com mais três jogos disputados na quinta-feira (2): Cuiabá x Vasco da Gama, Goiás x Red Bull Bragantino e São Paulo x Cruzeiro.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo