Histórico

Emergentes já são responsáveis por quase metade do PIB mundial

Expectativa é que participação destes países chegue a 57% em 2030

A participação dos países emergentes no PIB mundial passou de 38% em 2000 para 49% neste ano e deverá atingir 57% em 2030, segundo o estudo Perspectivas sobre o Desenvolvimento Mundial 2010. O documento intitulado ‘Deslocamento da Riqueza’ e publicado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) demonstra que há atualmente 65 nações incluídas no rol dos emergentes.

O estudo analisa as transformações estruturais na economia mundial nos últimos 20 anos, que transferiram o centro de gravidade econômico do planeta em direção ao leste e ao sul do globo, fenômeno que a organização chama de deslocamento da riqueza. Esse realinhamento da economia mundial não é um fenômeno transitório, mas representa uma mudança estrutural de importância histórica’, diz o documento.

A OCDE define como países emergentes as economias cujo crescimento econômico médio por habitante equivale a mais do que o dobro do registrado nos países ricos, que foi de 3,75% nos anos 90 e 3% nos anos 2000. O estudo divide o mundo em quatro grupos: países ricos, convergentes (emergentes), em dificuldade e pobres.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo