Histórico

Empresas brasileiras passam longe da crise

Empresários prevêem crescimento em 2010, informa pesquisa com presidentes de companhias

Crise? No Brasil parece mesmo que ela passou longe dos negócios. Uma pesquisa mostrou que a maioria das empresas brasileiras “ignorou” a crise e teve um faturamento em 2009 maior do que no ano anterior. E mais importante: empresários estão otimistas em relação a 2010.
No documento ‘Panorama Empresarial 2010 Negócios nos novos tempos da economia’, 69% dos presidentes de corporações e companhias falam sobre o balanço positivo em 2009, apesar do primeiro semestre ruim. Na média, o crescimento das 573 empresas questionadas foi de 8%.

Para 2010, a maioria absoluta (95%) disse acreditar que haverá crescimento. Segundo especialistas, três setores possuirão maior potencial de crescimento para o próximo ano: petróleo e gás, construção e turismo. “Os resultados da pesquisa mostram que 2009 foi um ano de recuperação para muitas empresas frente à crise mundial. Já 2010 tende a ser um ano de crescimento e retomada dos investimentos por parte das organizações”, disse José Paulo Rocha, sócio-líder da área de Corporate Finance da Deloitte, consultoria que organizou o documento.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo