Comunidade

Escolas públicas de Broward oferecem assistência gratuita a pais e alunos com dificuldade em inglês

Livros, dicionários e material didático podem ser adquiridos gratuitamente por alunos imigrantes e filhos de imigrantes da rede pública por meio do ESOL

Livros, dicionários e material didático são gratuitos
Livros, dicionários e material didático são gratuitos

Você sabia que se seu filho é recém-chegado do Brasil ou se teve pouco contato com a língua inglesa antes de ser matriculado em uma escola pública, conta com toda assistência necessária para dominar o idioma e não ficar para trás na escola? O estado da Flórida é obrigado, por lei, a fornecer o programa ESOL – English for Speakers of Other Languages para estudantes não nascidos nos EUA ou que não têm familiaridade com a língua. O Departamento do ESOL atende crianças e adolescentes do jardim de infância até o último ano do High School.

No Condado de Broward – que engloba grande parte da comunidade brasileira no Sul da Flórida – uma brasileira é responsável por receber esses estudantes e seus pais por meio do Parent Outreach Office, que é parte do Departamento Bilingue/ESOL. Monica Gasparetto tem a missão de ajudar os pais e alunos brasileiros que tenham alguma dificuldade com o idioma nas escolas. Ela acolhe os pais, explica como funciona o sistema educacional, como são as regras escolares e também mostra os caminhos para o estudante entrar em uma universidade.

“Os brasileiros têm esse serviço gratuito e muitos não sabem. O sistema educacional americano é muito diferente e os pais se sentem perdidos muitas vezes. Estamos aqui para ajudar a quem precisar”, explica Monica ao AcheiUSA.

O programa auxilia alunos que não falam ou que tenha dificuldades com o inglês a gramática, conversação, compreensão de texto, leitura, redução de sotaque e composição de texto. As aulas são ministradas por professores especialmente treinados para tal.

Monica explica passo a passo a função do escritório de acesso aos pais do Departamento Bilingue/ ESOL em Broward:

• Informar pais e familiares sobre os sistemas escolares americanos e do Condado de Broward;

• Fornecer assistência aos estudantes da língua inglesa (English Language Learners – ELLs) e auxiliar os pais com quaisquer problemas relacionados à escola;

• Realizar reuniões individuais com as famílias;

• Participar em reuniões escolares com famílias, mediante solicitação;

• Auxiliar com o processo de matricula;

• Ajudar as famílias com documentação e formulários escolares;

• Orientação relativa aos requisitos para graduação, ingresso na universidade e carreira.

Para mais informações fale com a Monica pelo telefone: 754-321-2951, pelo e-mail monica.gasparetto@browardschools.com ou pelo site www.browardschools.com/bilingual-esol.

Tim Lo, Janet Lo e a brasileira Monica Gasparetto na Feira de Educação
Tim Lo, Janet Lo e a brasileira Monica Gasparetto na Feira de Educação
Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo